Lula promete ajuda para acabar com palafitas na Baixada Santista
Por Rodrigo Martins em 27/02/2025 às 15:00

Durante a passagem pela Baixada Santista para lançar o edital do túnel Santos-Guarujá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu empenho para acabar com as moradias em palafitas na região, como as existentes no Dique da Vila Gilda, em Santos – considerada a maior favela de moradias sobre as águas da América Latina.
“Quando você tem vontade política, você consegue fazer as coisas acontecerem. Eu e o Tarcísio vamos fazer um bem-bolado, um acordo entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo, para acabar de uma vez por todas com as palafitas. Essa é a maneira mais degradante de um ser humano morar”, afirmou Lula, durante o evento desta quinta-feira (27) no Parque Valongo.
A intenção de trabalhar para a retirada da população que mora em palafitas na região também foi compartilhada pelo governador Tarcísio de Freitas. “Antes do evento, a gente falava de várias ações sobre moradias, (como o) Parque das Palafitas, que estamos fazendo com o prefeito de Santos. (Além das) intervenções que vamos fazer em Cubatão, São Vicente e Guarujá, reunindo os prefeitos, trazendo habitação e dando dignidade para as pessoas. O presidente falava da preocupação dele com as palafitas, para resolvermos esse problema. Falei para o presidente: pode contar comigo”, destacou Tarcísio.
O programa Parque Palafitas prevê a construção de 60 moradias com infraestrutura, saneamento e segurança necessárias à vida digna e saudável em habitações sustentáveis na própria área sobre o mangue.
Educação
O presidente Lula também falou sobre a sua preocupação com a Educação. O mandatário se comprometeu a incluir Guarujá entre os contemplados para receber um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).
“Ouvi pessoas gritando sobre o Instituto de Guarujá. Soube que o prefeito já tem o prédio. Temos um em Santos, outro em São Vicente, mas nós vamos fazer o Instituto do Guarujá. Quem faz 100, faz 101. A coisa que eu mais acredito na vida é a educação, essa é a única possibilidade de tirar esse país do atraso. Quero que as pessoas tenham escola em tempo integral, participem do Pé-de-Meia, possam se alfabetizar. Quero fazer uma revolução educacional nesse país. Enquanto eu estiver vivo, a Educação não será gasto, será um investimento. Vamos fazer o possível para melhorar”, concluiu Lula.