Guarujá tem 1º dia de flexibilização no comércio e na praia; em Vicente de Carvalho, aglomeração
Por #Santaportal em 15/06/2020 às 21:04
GUARUJÁ – A partir de hoje, Guarujá começou a flexibilização dos comércios e das atividades na praia. Tudo com muita cautela e regras para evitar o aumento de casos de coronavírus na cidade.
Logo cedo, na Praia do Tombo, alguns surfistas já aproveitaram para cair na água. Mesmo com chuva e frio, havia quem se aventurasse a caminhar na areia. A Prefeitura liberou a prática de esportes individuais nas praias. Mas caminhantes, corredores e surfistas vão precisar seguir regras e horários.
“Das 6 ás 10 horas, é uma prática de esporte individual, para caminhada, corrida e para quem quer praticar o surfe, a canoagem e outros esportes aquáticos, mas não de lazer, porque não é o momento para isso. Quem faz corrida tem que usar máscara e manter o distanciamento da pessoa ao lado: 5 metros de quem caminha para quem está ao lado e 10 metros no caso de quem corre”, explica Alexandre Trombelli, secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarujá.
Comércio de rua, concessionárias e revenda de veículos estão autorizados para funcionar de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 16 horas. Já os shoppings, galerias, escritórios, hotéis e pousadas terão horários diferentes para evitar aglomerações.
Aglomeração
Em Vicente de Carvalho, já era possível ver alguns estabelecimentos abertos antes do horário. Era momento de limpar e organizar tudo para receber os clientes.
No entanto, por volta de meio-dia, o movimento era grande na Avenida Thiago Ferreira, grande reduto comercial. Muitas lojas anunciaram promoções e o internauta Vitor Hugo, quando fazia seu horário de almoço, registrou a cena abaixo em que há muita aglomeração na calçada.
Vitor Hugo/Reprodução Redes Sociais
Fiscalização
A retomada da economia segue os critérios da zona laranja do Plano São Paulo, do Governo do Estado. Para a flexibilização ser maior, o número de casos de coronavírus e a taxa de ocupação nas UTI precisam diminuir na cidade. Desta forma, os comerciantes esperam se preparar para esse novo modo e momento de atendimento.
Ficará a cargo da Prefeitura a fiscalização dos horários e medidas preventivas, como uso de máscaras, medição da temperatura corporal, meios de higienização e controle da entrada de clientes. Mas cabe a população se conscientizar também sobre todas as recomendações.
Ao final do primeiro dia, a Prefeitura de Guarujá informou que não havia feito ainda nenhum balanço deste início de flexibilização dos comércios e da praia, assim como do intenso movimento em Vicente de Carvalho.