Guarujá e Praia Grande são alvos em operação contra tráfico internacional e lavagem de dinheiro
Por Santa Portal em 23/09/2025 às 10:00
Cinco pessoas foram presas em Guarujá e uma em Praia Grande na manhã desta terça-feira (23), durante a Operação Vila do Conde, deflagrada pelas Polícias Militar e Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). A operação tem o objetivo de combater uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro.
Além de São Paulo, segundo a Polícia Federal, as equipes cumprem 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém no Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. A Polícia Militar empenhou 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque, entre eles o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Operações Especiais (COE).
As investigações tiveram início após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), em fevereiro de 2021. Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 kg de cocaína, que estavam acondicionados em meio a uma carga de quartzo, cujo destino final seria o Porto de Rotterdam, na Holanda.
A operação policial identificou os membros da organização criminosa transnacional e toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa. O trabalho investigativo ainda desvendou toda a logística empresarial voltada à lavagem dos ganhos ilícitos, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos.