Greve da limpeza urbana se estenderá na Baixada Santista após recusa de contraproposta
Por Santa Portal em 05/08/2025 às 13:30
A greve dos trabalhadores da limpeza urbana da Baixada Santista será prorrogada por mais oito dias, até o dia 13 de agosto. A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT), em São Paulo.
O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da Baixada Santista (Siemaco) recusou a proposta do Grupo Diniz – controlador das empresas Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental – que ofereceu 6% de reajuste salarial e nos benefícios. A categoria considera o índice insuficiente diante das demandas dos trabalhadores.
“Sabemos dos transtornos causados pela paralisação e pedimos a compreensão da população da Baixada Santista. Esta é uma luta por condições mais dignas para os profissionais que, todos os dias, faça chuva ou sol, estão nas ruas cuidando da limpeza das nossas cidades. Contamos com o apoio de todos”, declarou o presidente do Siemaco, André Domingues, em nota oficial.
A paralisação teve início em 29 de julho e afeta os serviços de limpeza urbana em seis municípios: Santos, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Vicente. Antes da audiência desta terça-feira, a empresa havia proposto 5,5% de reajuste, também recusado pela categoria, que reivindica 7% tanto nos salários quanto nos benefícios. A reportagem procurou o Grupo Diniz, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
O que dizem as prefeituras?
“A Prefeitura de São Vicente informa que tem acompanhado de perto os desdobramentos da greve. É importante que o cidadão, na ponta, não seja prejudicado. Por isso, a Administração Municipal segue monitorando o contrato com a empresa responsável, ressaltando a necessidade do serviço ser mantido conforme decisão judicial – que prevê obrigatoriedade de 70% do efetivo da empresa nas ruas.
Atenta a este cenário, a Prefeitura de São Vicente também centralizou um canal de atendimento via WhatsApp para resolução das demandas referentes à limpeza urbana. Basta entrar em contato via mensagem de texto, podendo, também, inserir imagens. O contato é (13) 97423-4472 e não aceita ligações, apenas mensagens.
A Administração Municipal, por fim, ressalta que está trabalhando com equipes próprias nas ruas para que a cidade mantenha-se limpa e organizada. Informações sobre as tratativas, número de profissionais adeptos à greve, etc, devem ser solicitadas para a empresa responsável”.
O Santa Portal procurou as prefeituras das demais cidades afetadas pela greve dos trabalhadores da limpeza urbana e aguarda resposta. O texto será atualizado assim que houver posicionamentos oficiais.