Forte neblina interrompe navegação no Porto de Santos e travessias litorâneas
Por Santa Portal em 31/08/2025 às 12:00
Uma forte neblina registrada na manhã deste domingo (31) provocou a paralisação temporária da navegação em diferentes pontos da Baixada Santista, afetando tanto a movimentação de embarcações pelo canal do Porto de Santos quanto as travessias litorâneas.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Travessias, as operações foram suspensas por questões de segurança, diante da baixa visibilidade causada pelo fenômeno climático.
As interrupções atingiram as travessias entre Santos e Vicente de Carvalho, que ficaram suspensas entre 4h18 e 6h06; entre Guarujá e Bertioga, das 5h24 às 6h00; e entre Santos e Guarujá, das 4h36 até 7h50. As atividades foram retomadas de forma gradual à medida que a visibilidade melhorou, sendo normalizadas antes das 8h da manhã.
No Porto de Santos, a neblina também obrigou a paralisação temporária das manobras de entrada e saída de navios. Segundo a Capitania dos Portos, às 9h as condições meteorológicas já apresentavam melhora significativa, com ondas de 0,5 metro, ventos de apenas 2 nós e visibilidade superior a 2 quilômetros. Com isso, o terminal passou a operar em condição de praticagem direta, ou seja, sem a necessidade de restrições adicionais para a movimentação das embarcações.
Este é o segundo domingo consecutivo com impactos nas operações portuárias. No domingo anterior, os serviços foram interrompidos devido a fortes rajadas de vento que ultrapassaram os 120 km/h.