Rajadas de vento chegam a mais de 120 km/h e causam estragos; operações no Porto pararam
Por Santa Portal em 24/08/2025 às 12:00
A mudança de tempo esperada após dias de calor chegou no final da noite deste sábado (23), nas cidades da Baixada Santista, acompanhada de ventania na região. Em Santos, por exemplo, foram registradas rajadas de vento com velocidade superior a 120 km/h.
De acordo com a Prefeitura de Santos, a velocidade máxima dos ventos foi de 121,12km/h, às 23h54 deste sábado, conforme o sensor da Praticagem, superior à previsão inicial de 80km/h.
Ainda segundo a Praticagem de São Paulo, o Porto de Santos teve a navegação interrompida às 23h50 deste sábado, por causa da força dos ventos. A operação foi retomada somente às 3h20 deste domingo (24).
Ventania atinge região e causa estragos. (Reprodução/Guarujá Mil Grau) pic.twitter.com/JVCSeUO8tk
— #Santaportal (@Santaportal1) August 24, 2025
Crédito: Reprodução/Guarujá Mil Grau
Foram registradas quedas de sete árvores: nas ruas Professor Augusto Coelho e Souza, Dr. Arthur Porchat de Assis (inclinação), Álvaro Guião (2) e Nabuco de Araújo, o trânsito já foi liberado nessas vias. Restam bloqueio total na Rua Mongaguá, e parcial com trafego em meia pista na Rua João Fracarolli, em razão da complexidade da operação.
Os trabalhos envolvem equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), por meio da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), além da Defesa Civil e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que atuam em diferentes pontos da Cidade para garantir a segurança da população e a liberação de vias públicas.
Além disso, a 2ª etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, que seria realizada neste domingo, na Zona Noroeste (Sesi), foi adiada devido ao vendaval ocorrido na madrugada.
A Defesa Civil de Santos informa que não há previsão de novas rajadas de vento neste domingo.

Foto: Reprodução/Viver em Santos e Região
Reflexo nas estradas
A Ecovias, concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), informou que uma árvore caiu na Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 66, na pista sentido litoral, em São Vicente. A árvore foi retirada às 5h45.
Ninguém ficou ferido e o incidente não gerou congestionamento.
Veja as ocorrências nas demais cidades da região:
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que, durante a madrugada deste domingo (24), a Defesa Civil registrou ventos de até 96,5 km/h. Até o momento, também foram registradas cinco quedas de árvores no Município.
Cubatão
Segundo a Defesa Civil da Cidade, houve queda de um galho em cima do muro de uma residência na Rua Maria Graziela, no bairro Jardim Casqueiro. Sem vítimas.
A Prefeitura informa que o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Manutenção já foram informados para a retirada do vegetal.
Bertioga
De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, os ventos chegaram a aproximadamente 60 km/h nesta madrugada.
Foi registrado um caso de árvore caída, já repassado à Secretaria de Serviços Urbanos para as devidas providências.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá informa que, na noite de sábado e na madrugada deste domingo, foram registradas duas ocorrências relacionadas à ventania: a queda de uma árvore e a queda de um poste residencial de energia. Não houve feridos ou desabrigados.
As equipes da Defesa Civil seguem em monitoramento e podem ser acionadas pelo telefone 199 em caso de emergência.
* São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe não se manifestaram sobre ocorrências em seus municípios até a publicação desta reportagem. Assim que as Prefeituras enviarem seus posicionamentos, a matéria será atualizada.