Energia desviada em Guarujá e Itanhaém é o suficiente para abastecer Peruíbe por 11 dias
Por Santa Portal em 03/03/2025 às 05:00

A energia elétrica desviada por meio de “gatos” em Guarujá e Itanhaém, em 2024, seria o suficiente para abastecer a cidade inteira de Peruíbe por 11 dias. Os dados são da concessionária Neoenergia Elektro.
De acordo com a concessionária, os bairros que apresentaram o maior número de registros de furto de energia em Guarujá foram Vila Santa Rosa, Santo Antônio e Parque Nossa Senhora dos Navegantes. Já em Itanhaém, as irregularidades foram identificadas no Jardim Nova Itanhaém e Cibratel.
Segundo os dados do levantamento, as operações realizadas nos dois municípios resultaram na recuperação de 4,3 milhões kWh, volume suficiente para abastecer mais de 21 mil residências durante um mês ou o município de Peruíbe por 11 dias.
Esses resultados foram alcançados com a instalação de sensores na rede, a manutenção da tele medição nos maiores consumidores e pelo uso de inteligência interna para cruzamento de dados.
A concessionária explica que a utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.