Acusações e críticas marcam debate do segundo turno de Guarujá
Por Santa Portal em 21/10/2024 às 23:22
Os candidatos do segundo turno à Prefeitura de Guarujá trocaram acusações no debate promovido pela Santa Cecília TV na noite desta segunda-feira (21). Em uma discussão que começou propositiva, o ex-prefeito Farid Madi (Podemos) e o vereador Raphael Vitiello (PP) logo mudaram o tom.
No segundo bloco, professores do Colégio e Universidade Santa Cecília puderam fazer perguntas aos candidatos. Temas como educação inclusiva, saúde, infraestrutura e segurança pública foram abordados.
Com tom propositivo, Vitiello e Farid concordaram sobre o sucateamento dos equipamentos municipais da área da educação. Vitiello afirmou que, caso eleito, irá criar uma diretoria específica para a educação inclusiva. Já Farid, que foi prefeito entre 2005 e 2008, relembrou que foi o último gestor a construir escolas e creches no município.
Para a saúde, Farid destacou o “estado precário” das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e se comprometeu em recuperar e reconstruir os equipamentos, além de afirmar que irá destinar mais aportes ao Hospital Guarujá, localizado no Pae Cará. Vitiello citou que, caso eleito, irá transformar a UPA Matheus Santamaria, conhecida como PAM da Rodoviária, em um hospital central, além de tentar buscar um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) junto ao Governo do Estado. Na Baixada Santista, apenas São Vicente e Santos possuem o equipamento.
Foi no terceiro bloco do debate, em que os candidatos puderam fazer perguntas entre si, que a discussão ganhou um tom mais crítico, com acusações. O passado de Farid Madi foi trazido à tona por Vitiello, enquanto o papel do vereador na Câmara foi relembrado por Farid.
No primeiro embate do bloco, Vitiello citou supostas dívidas de IPTU da família de Farid, o que foi rebatido pelo ex-prefeito. “Mentira tem perna curta”, disse. Logo em seguida, Farid destacou a Operação Hereditas, deflagrada no início do mês pelo Ministério Público, em que o nome de Vitiello e de outros vereadores da Câmara de Guarujá são citados.
O debate continuou com troca de farpas e acusações entre os dois candidatos até o fim da transmissão. “Cada um mostrou suas propostas, suas qualidades. Sempre tem algo a mais a falar, mas conseguimos pontuar tudo que era necessário e mostrar que temos plano de governo e o principal, que temos propósito para o Guarujá”, argumentou Vitiello ao fim do debate.
“Foi uma oportunidade que tivemos de mostrar para sociedade de que lado cada um de nós está nessa história horrível que o Guarujá está vivendo. Ficou bastante claro e, acima de tudo, [pudemos] levar uma mensagem de esperança às pessoas que moram em Guarujá e Vicente de Carvalho”, disse Farid ao fim da transmissão.