11/07/2021

Intervalo entre as doses de AstraZeneca não será reduzido: “é estratégico”

Por Santa Portal em 11/07/2021 às 15:20

Kevin David/A7 Press/Folhapress
Kevin David/A7 Press/Folhapress

Durante a coletiva de imprensa realizada neste domingo (11), a coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, esclareceu a estratégia de aplicação da vacina AstraZeneca. O tempo de intervalo entre as duas doses do imunizante é de 12 semanas, questionada sobre a possibilidade de redução do tempo de espera, se manifestou.

“Isso não irá acontecer, porque os estudos demonstram que quanto maior é o tempo, maior é a eficácia. Nesse momento, vacinaremos o maior número de pessoas com a primeira dose nesse momento para construir melhor resposta imune”, disse.

O presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, complementou explicando que em um cenário pandêmico, diminuir o intervalo, além de não ser a melhor coisa a ser feita, ainda atrasa o recebimento de doses para indivíduos de outros grupos.

“O que motivou o Brasil e diversos países europeus ao intervalo de 12 semanas foi o benefício de uma resposta imune mais duradoura, porque leva títulos mais altos de anticorpos. Se encurta o intervalo, quem não tomou dose alguma, demorará mais ainda para receber. Como estamos fazemos, oferecemos a chance de receber a vacina com maior brevidade, o que previne hospitalizações”, destacou.

De acordo com ele, os estudos mostram que a AstraZeneca previne as formas mais graves da doença e mortes. “Nossa estratégia é democratizar o acesso da vacina a população. Assim que conseguirmos imunizar completamente os grupos, avaliaremos a antecipação da segunda dose do imunizante”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.