Operação da PM Ambiental começa com demolições em Santos
Por Marcela Ferreira em 03/06/2022 às 23:00
A Operação Semana do Meio Ambiente da Polícia Militar Ambiental iniciou nesta semana, com o objetivo de combater construções irregulares na Baixada Santista, em áreas de preservação ambiental.
A operação teve início em todo o Estado de São Paulo. Em Santos, a ação acontece com a Seman, GCM, Defesa Civil, Força Tarefa e as equipes atenderam à solicitação do Ministério Público.
Ao todo, foi fiscalizada uma área degradada de sete mil metros, o equivalente a um campo de futebol. No local, as autoridades encontraram um terreno aterrado, com resíduos sólidos da construção civil, que afetavam a vegetação e as margens do Rio Casqueiro.
Três construções inabitadas e que impediam a regeneração da floresta nativa, além de seis recintos para a criação de animais domésticos, locais que estavam abandonados, foram demolidos pela equipe da prefeitura. Dois responsáveis pelas construções foram identificados e autuados pela PM Ambiental.
O local trata-se de uma área de preservação permanente com curso D’água do Rio Casqueiro, bem como Zona de Amortecimento do Parque Estadual Xixová Japuí.