Nevascas cancelam voos em países da Europa e nos Estados Unidos
Por Folha Press em 05/01/2025 às 19:54
Fortes nevascas no norte da Europa provocaram interrupções no tráfego aéreo neste domingo (5) em aeroportos do continente, e voos foram cancelados ou sofreram atrasos em diversos países. Os Estados Unidos também são afetados pelos efeitos de uma grande tempestade de inverno, com autoridades alertando para a possibilidade de neve pesada no Meio-Oeste do país, que deve paralisar o transporte e outras atividades.
Desde a manhã do domingo, pelo menos 70 voos foram cancelados, e vários outros atrasaram no aeroporto de Amsterdã.
Vários centímetros de neve caíram na Inglaterra e no País de Gales durante a madrugada.
Os aeroportos de Manchester e Liverpool, na Inglaterra, já reabriram suas pistas, mas pedem aos passageiros que se comuniquem com as companhias aéreas, já que ainda podem ocorrer atrasos.
Na Alemanha, vários terminais modificaram seus horários de voo devido a nevascas, chuvas congelantes e à má visibilidade no céu.
Cerca de 120 das 1.090 decolagens e aterrissagens programadas para este domingo foram canceladas no maior aeroporto da Alemanha, em Frankfurt.
Em Munique, no sul do país, 35 das 750 decolagens e aterrissagens programadas foram canceladas, segundo um porta-voz.
Desde sexta-feira (3) à tarde o aeroporto de Berlim-Brandemburgo teve 30 voos afetados, 17 dos quais foram cancelados devido às condições de gelo na capital.
As nevascas nos países do norte da Europa também causaram uma cascata de atrasos nos aeroportos de Madrid e Barcelona de até mais de três horas para alguns voos.
Os cancelamentos foram principalmente de voos com destinos europeus, mas vários voos de longa distância para os Estados Unidos também foram afetados.
Prevê-se fortes nevascas no sudeste da Noruega, embora por enquanto não haja grandes perturbações no tráfego aéreo.
Nos Estados Unidos, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) emitiu alertas de nevasca para os estados de Kansas e Missouri, e também outros avisos de tempestade de inverno para várias áreas que se estendem até o leste da capital americana, Washington.
A CNN disse que há estimativa de que mais de 70 milhões de pessoas serão afetadas e muitas enfrentarão condições perigosas no leste do país.
A American Airlines emitiu um alerta que abrange 46 aeroportos do Kansas a Nova Jersey (leste), já que a previsão é de que a tempestade se desloque da região central dos Estados Unidos para a costa leste.
As áreas ao redor de Washington podem receber até 25 cm de neve entre a noite deste domingo e a segunda-feira, com probabilidade de “acúmulos significativos, viagens perigosas e fechamento” de estradas, de acordo com o The Washington Post.
À medida que a tempestade se dirige para o sul, espera-se que as temperaturas caiam, em alguns lugares para cerca de -18 ºC, enquanto fortes rajadas de vento agravarão os riscos de tráfego.
O Aeroporto Internacional de Kansas City anunciou o fechamento de suas operações de voo neste sábado (4) “devido ao rápido acúmulo de gelo”. As pistas de pouso foram reabilitadas após trabalhos de recuperação.
A tempestade, porém, não impedirá o Congresso dos EUA de se reunir nesta segunda para certificar formalmente a eleição de Donald Trump como presidente do país, disse o chefe da Câmara dos Representantes, Mike Johnson.
“A Lei de Contagem Eleitoral exige isso em 6 de janeiro às 13h -então, estejamos em uma nevasca ou não, estaremos naquele plenário garantindo que isso seja feito”, disse Johnson em uma entrevista à Fox News.
Johnson disse que esperava uma presença completa no plenário, apesar da tempestade, e que havia incentivado os legisladores a permanecerem na cidade.