01/02/2025

Hamas liberta 3 reféns israelenses em nova etapa de cessar-fogo

Por Folha Press em 01/02/2025 às 10:01

Foto: AFP/Omar Al-Qattaa
Foto: AFP/Omar Al-Qattaa

Uma leva de três reféns mantidos na Faixa de Gaza pelo grupo terrorista Hamas foi liberada neste sábado (1º) em troca de dezenas de prisioneiros palestinos, na mais recente etapa de um cessar-fogo que tenta encerrar a guerra de 15 meses no Oriente Médio.

Ofer Kalderon, um cidadão franco-israelense, e Yarden Bibas, de origem argentina, foram entregues a membros da Cruz Vermelha na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, antes de serem transferidos para Israel. O israelense-americano Keith Siegel foi entregue separadamente no porto da cidade de Gaza.

A família de Bibas ganhou atenção ao longo do conflito por incluir os mais jovens sequestrados pelo Hamas durante o ataque do grupo no sul de Israel: Kfir e Ariel, que tinham respectivamente oito meses e meio e quatro anos de idade no momento do atentado.

Em novembro de 2023, a facção afirmou que ambas as crianças e a mãe delas, Shiri, 32, haviam sido mortas por um bombardeio de Tel Aviv em Gaza. Na época, o Exército de Israel disse estar verificando a afirmação, mas nunca confirmou o que ocorreu posteriormente.
Ofer Kalderon também foi sequestrado no kibutz Nir Oz junto com Erez e Sahar, seu filho e sua filha, que tinham na época 12 e 16 anos, respectivamente. Os dois adolescentes foram libertados durante o primeiro cessar-fogo, em novembro de 2023.

Horas depois, o primeiro dos 183 prisioneiros palestinos que seriam libertados como parte da troca desembarcou de um ônibus em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, onde foram recebidos por uma multidão.

Na recém-reaberta passagem de Rafah, na fronteira sul, os primeiros pacientes palestinos autorizados a deixar Gaza, incluindo crianças com câncer e problemas cardíacos, eram esperados para cruzar para o Egito em um ônibus fornecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A entrega de sábado não teve cenas caóticas que marcaram uma transferência anterior na quinta-feira, quando guardas do Hamas lutaram para proteger os reféns de uma multidão agitada em Gaza.

A entrega eleva para 18 o número total de reféns até agora entregues, incluindo cinco tailandeses que fizeram parte de uma libertação não programada na quinta-feira (30).

Após a troca de sábado, Israel terá libertado 583 prisioneiros e detidos palestinos, incluindo militantes cumprindo penas de prisão perpétua e detidos durante a guerra, sem acusação.

Em Israel, multidões se reuniram no local em Tel Aviv conhecido como Praça dos Reféns para assistir à libertação em telas gigantes ao ar livre, misturando aplausos e lágrimas enquanto os três homens apareciam durante a manhã.

Kalderon, cujos dois filhos Erez e Sahar foram libertados na primeira troca de reféns em novembro de 2023, e Bibas subiram brevemente em um palco em Khan Younis, na frente de um pôster de figuras do Hamas, incluindo Mohammad Deif, o ex-comandante militar cuja morte foi confirmada pelo Hamas esta semana, antes de serem entregues aos funcionários da Cruz Vermelha.

“Ofer Kalderon está livre! Compartilhamos o imenso alívio e alegria de seus entes queridos após 483 dias de um inferno inimaginável”, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, em um comunicado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.