Doria solicita urgência na aprovação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos
Por Santa Portal em 03/11/2021 às 14:34
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (3) que a Secretaria de Estado da Saúde irá oficiar a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) solicitando urgência para a autorização do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. A imunização desta faixa etária já começou em outros países do mundo, incluindo a Argentina, o Chile e a Colômbia, na América Latina.
“Na manhã de hoje, membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A doutora Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, disse Doria.
Na reunião foi discutida a inclusão deste novo público na campanha de imunização, como explicou Regiane: “São Paulo e seus 645 municípios de São Paulo têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população”.
O Estado de São Paulo aplicou até o início da tarde desta quarta-feira (03) mais de 72 milhões de doses. 83% da população já foi imunizada com pelo menos uma dose da vacina e 68,50% têm o esquema vacinal completo. Nesta semana todos os adolescentes já podem procurar o posto de vacinação mais próximo da sua residência para tomar a segunda dose e ficar totalmente imunizado.
Anvisa se posiciona
A Anvisa informou, por meio de nota, que não há pedidos de análise para vacinas para menores de 12 anos. “Até o presente momento, não há pedido submetido na Anvisa para incluir crianças menores de 12 anos no público-alvo das vacinas contra à covid-19, autorizadas pela Agência”.
A solicitação para a inclusão de uma nova indicação de faixa etária na bula de uma vacina depende de protocolo a ser realizado pela empresa/instituição detentora do registro ou da autorização de uso emergencial, com a apresentação de dados clínicos e científicos que sustentem a segurança e eficácia da vacina para o público infantil.
Como agência reguladora, a Anvisa somente pode aprovar novas indicações de qualquer medicamento ou vacina diante da apresentação de dados técnicos sólidos e mediante um pedido objetivo dos desenvolvedores de cada vacina.
Por isso, o pedido de nova indicação deve ser feito pelo laboratório farmacêutico responsável pela vacina.
Vacinas menores de 12 anos
A Pfizer ainda não solicitou para a Anvisa a inclusão da faixa etária de 5 a 11 anos na bula de sua vacina contra Covid.
Até o momento, o único pedido de aprovação de vacina covid para menores de 12 anos recebido pela Anvisa foi para a vacina Coronavac. Este pedido já foi analisado e negado, tendo em consideração as limitações dos dados apresentados à época e discutidos em reunião pública da Anvisa.
Não há outros pedidos desta natureza em análise pela Anvisa no momento.