Caminhoneiros do Porto aguardam resposta da SPA sobre vacinação
Por Bárbara Silva em 27/06/2021 às 09:25
Membros do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista (Sindicam) se reuniram nesta quarta-feira (23) com a Santos Port Authority (SPA). A Autoridade Portuária pediu até 48 horas para dar uma resposta a respeito da vacinação dos caminhoneiros portuários.
Segundo o diretor do Sindicam, Alessandro Silva, a SPA propôs um prazo de 48h para dar uma resposta sobre a vacinação da categoria. Caso não haja resposta no prazo, os caminhoneiros devem realizar uma paralisação na próxima semana.
Na reunião desta quarta, os representantes da categoria dos caminhoneiros apresentaram uma lista com todos os nomes dos trabalhadores para a inclusão no plano. Segundo a SPA, este material foi encaminhado às prefeituras, que são responsáveis pelo planejamento e programação da vacinação.
A Santos Port Authority informou em nota que o grupo a ser contemplado na iniciativa reúne os trabalhadores entre 25 e 34 anos. Isso incluiria um total de 439 pessoas distribuídas entre os municípios de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande – correspondendo a pouco mais de 20% do total previsto.
O diretor do Sindicam conta que, antes da greve, categorias, sindicatos e associações devem se reunir para uma reunião na segunda ou terça-feira. “Acreditamos muito no trabalho da SPA e da Prefeitura, e que vai ter um retorno positivo para a categoria”, comenta.
Greve
No dia 10 de junho, os caminhoneiros do Porto entraram em greve por não terem sido incluídos no plano de vacinação contra a covid-19, que começou em 1º de julho.
Entraram para o grupo prioritário da vacinação os trabalhadores avulsos, operadores portuários e trabalhadores da Autoridade Portuária.