16/01/2022

Autoteste de covid-19 pode ajudar, mas o lugar de fazer exame é em laboratório, diz biomédico

Por Santa Portal em 16/01/2022 às 17:59

Fiocruz/Divulgação
Fiocruz/Divulgação

O Ministério da Saúde pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorize o autoteste de  covid-19 no Brasil. O biomédico Carlos Eduardo Pires de Campos, do Laboratório Cellula Mater, acredita que a alternativa pode ser eficiente desde que seja feita da maneira correta.

“Tenho experiência em análises clínicas de 30 anos. O autoteste, desde que feito corretamente, pode ajudar muito. Atualmente, temos um autoteste bem comum: o teste de gravidez. No entanto, mesmo sendo fácil, algumas pessoas ainda o realizam incorretamente ou fazem e depois preferem confirmar em laboratório”, pontuou.

De acordo com ele, há necessidade de atenção na coleta da amostra e ao preço que será cobrado. “Porém, continuo afirmando que o lugar ideal para fazer um exame é em um laboratório. Não é questão de preço, nem de agilidade, mas de fazer corretamente. Não faz sentido perder dinheiro com algo que não acrescenta em nada, visto que há necessidade de um laudo para comprovar o resultado”, enfatizou.

Carlos Eduardo lembrou que os autotestes são muito difundidos em outros países porque as consultas e exames são caros, mas que no Brasil, há o Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos valorizar o que temos. Temos que ser sensatos e objetivos. O autoteste é a mesma coisa de optar a não ir ao médico, porque temos o Google”, argumentou.

Autoteste

Pressionado pela explosão da demanda por exames causada pelo avanço da variante ômicron, o Ministério da Saúde pediu na quinta-feira (13) para a agência liberar o exame que pode ser feito em casa.

O autoteste pode ser feito por qualquer um, dentro de casa. O kit é composto de um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab – uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal.

A data de publicação ou votação do documento ainda está em discussão na agência. Técnicos afirmam que a resolução deve ser feita com cautela, pois vai balizar o mercado de autotestes. Se tiver falhas, pode levar à judicialização ou até barrar a entrada de alguns modelos de exames.

A testagem no Brasil está centrada em clínicas, farmácias e serviços públicos, que não estão conseguindo atender à demanda diante da circulação da variante ômicron.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.