08/10/2021

Restaurant Week promove sua 3° edição na Baixada Santista

Por Santa Portal em 08/10/2021 às 12:44

A gastronomia da Baixada Santista tem atraído cada vez mais moradores e turistas que visitam a região . Pensando em fomentar ainda mais o setor e dar a oportunidade a todos de saborearem menus de chefs renomados, a Baixada Santista Restaurant Week realiza sua terceira edição. O evento será do dia 15 de outubro a 7 de novembro e  terá como tema “Sabores da Infância”.     

Segundo o organizador do evento no Brasil, Fernando Reis, a temática traz ao público o conceito do comfort food (comida afetiva). ” A tendência desta gastronomia contemporânea e saudável que nunca sai de moda, como a comida da mãe, da avó e da tia. Aquela que remete a infância e as coisas mais nostálgicas e afetivas da vida”, destaca o executivo. 

A produtora local do evento, Carolina Frota enxerga, com otimismo, o atual momento de retorno do festival na região, onde o cenário é promissor para o setor, sem as restrições impostas pela pandemia. “Realizamos a primeira edição em 2019 e foi um sucesso, e agora com a abertura integral do comércio, enxergamos uma boa oportunidade para voltar com o evento em seu formato original”, destaca ela.  

A Restaurant Week nasceu há 20 anos, em Nova Iorque, e hoje é o maior evento gastronômico do mundo. A ideia de oferecer menus que incluem entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos e mais acessíveis, de restaurantes conhecidos e chefs renomados, conquistou o paladar de muitos amantes da gastronomia de diversos países. 

Este ano o evento traz novidades, incluindo  duas  opções de cardápio completo (entrada, prato principal e sobremesa): o menu tradicional e individual, com preço fixo de  R$ 46,90 no almoço e R$ 58,90 no jantar; e o menu plus, mais elaborado, por R$55,00 (almoço) e R$ 68,00 (jantar). Além disso, o público contará com uma gama de cardápios para todos os gostos, de carnes a opções vegetarianas. 

Os restaurantes participantes são: Almeida, Catalina, Chicago American Bar e Restaurante, Da Franco, Dona Angola, El Balconcito, Estação Bistrô, Goat Dining Club, Guadalupe, Nasc Restaurante, Paolo Pizza, Restaurante São Paulo, Santos Sabores Massas e Pizzas, Terminal BBQ Steakhouse e Vida Boa Gastrobar, Guadá Restaurante todos de Santos. Os restaurantes participantes do Guarujá são Ferrareto, Teiú e Velho Marinheiro. 

Além da experiência gastronômica, quem participar do evento, poderá ajudar o Restaurante-Escola Estação Bistrô. Para isso, ao pagar a conta, basta doar R $1,00. O valor será repassado para a instituição com o objetivo de impulsionar os novos talentos do cenário gastronômico  regional. 

Para saber mais sobre o evento e conhecer todos os menus da edição acesse:  www.restaurantweek.com.br e siga no Instagram @restaurantweekbrasil. Apoio Eletromidia e Guia Comer e Beber. 

Restaurante-Escola Estação Bistrô

O projeto é o resultado de uma parceria exclusiva entre a Universidade Católica de Santos e a Prefeitura de Santos para inclusão de jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Todos os dias, são oferecidas duas opções de pratos, elaboradas pelo chef e preparadas pelos jovens do restaurante-escola.

Esses jovens são cadastrados no Centro de Referência de Desenvolvimento Social da Prefeitura, e formam turmas de 25 alunos por semestre. Cada turma tem o total de 60 horas/aula de capacitação com professores mestres e doutores dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade.

Os alunos fazem rodízio semanal nos diferentes setores do restaurante. Ao final de cada etapa, os instrutores avaliam o desempenho individual e coletivo.

O restaurante fica no térreo do prédio de feições neoclássicas e inspiração na arquitetura da época vitoriana. Construído como estação de passageiros pela empresa inglesa São Paulo Railway, hoje a edificação abriga a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo. 

Restaurant Week 

Presente em 16 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 14 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. 

Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. 

Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. 

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