Drink inspirado em filme de Hitchcock é o grande vencedor do concurso “Seu Drink no Arapuka”
Por Santa Portal em 16/09/2022 às 16:05
O drink Vertigem, criado por Aleffe Lima, foi o grande vencedor da 2ª edição do concurso “Seu Drink no Arapuka”. A final da competição amadora, destinada a pessoas que gostam de se arriscar em casa como bartender criando suas próprias bebidas, ocorreu na noite da última quinta-feira, no Arapuka Gastrobar.
Amante de cinema, Aleffe, se inspirou em um filme do diretor Alfred Hitchcock, Vertigo (Um corpo que cai), para criar seu coquetel. O drink ganhador é preparado com gin, pêssego, ameixa, morango, xarope de absinto, xarope de romã e citrus.
”O filme é sobre um personagem que tem medo de altura e que acaba se apaixonando por uma pessoa que não deveria. E para transmitir isso na coquetelaria, eu busquei o absinto, que é um ingrediente místico, muito usado na mitologia, e o gin, que é uma bebida muito apreciada. Para trazer a parte frutada da história, eu coloquei o xarope de romã, que combina muito bem com com o absinto e com frutas como morango, ameixa e pêssego”, conta Aleffe.
Em segundo lugar na competição, ficou o drink Harlley, de Pedro Scarillo, preparado com rum, licor de cassis, xarope de açúcar e limão). E na terceira colocação, o Cinnamon Sour, preparado por Tiago Bortolini, com Fireball, suco de limão Taiti, xarope de canela, canela e anis.
O primeiro colocado ganhou R$1.200,00 em consumação no Arapuka, sendo R$200,00 por mês, durante 6 meses, e inclusão do seu drink no cardápio da casa durante um ano, a partir do mês de outubro deste ano. O segundo lugar foi premiado com um voucher de R$400 da Chilli Beans e o terceiro colocado, com uma garrafa de Gin Bombay.
“A competição é uma ótima oportunidade para os amantes da coquetelaria demonstrarem seus talentos e criarem novos drinks. Os candidatos, todos maiores de 18 anos, tiveram que inscrever uma receita com até cinco ingredientes. Após finalizado o prazo de inscrição, um comitê técnico selecionou 15 participantes. Os selecionados foram divididos em três grupos de competidores, que participaram das eliminatórias durante os meses de agosto e setembro. Os dois melhores de cada grupo passaram para a grande final”, destaca o proprietário do Arapuka e idealizador do concurso, Reinaldo Fernandes.
Também participaram da competição: Paula Matta, de 38 anos, com seu Delírio Cubano (xarope de lavanda, zebrina, suco de limão siciliano, um e tônica); Maximiliano Alvarez, de 45 anos, com o Single Max (single malte, licor de amêndoas e limão) e Adriany Eizo, de 32 anos, e sua Caipirotinha (cachaça, manga, pimenta caiena, suco de limão e açúcar).
Durante a final, assim como ocorreu nas eliminatórias, os drinks foram avaliados por um corpo de jurados composto por Alícia dos Santos Baptista (bartender) Paulo Magalhães (cliente número 1 do bar), Diego Brígido (editor da Revista Nove) e Mariana Rio (jornalista e digital influencer). As criações tiveram a pontuação de 0 a 10, nos seguintes critérios: apresentação, desempenho, conceito e equilíbrio entre sabores.
“Eu acho muito importante ressaltar a preocupação que cada um dos participantes teve com os ingredientes. Eles se preocuparam com a origem, alguns foram atrás de flores comestíveis, de produtos diferentes que harmonizam entre eles. A apresentação dos drinks também evoluiu muito da primeira etapa para a final. Acho que surpreendeu bastante”, destaca a bartender Alícia dos Santos Baptista, uma das juradas.