12/04/2024

Dário Costa recebe os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem, para jantar no Madê

Por Santa Portal em 12/04/2024 às 06:00

Cheff
Cheff

No próximo dia 22 de abril (segunda-feira), às 19h30, o Madê, localizado em Santos, no litoral de São Paulo, promoverá um jantar em parceria com o renomado restaurante Origem, de Salvador, na Bahia. Na ocasião, Dário Costa, anfitrião da casa, recebe o chef Fabrício Lemos e a chef pâtissière Lisiane Arouca para um jantar a seis mãos, servido em 7 tempos.

Um dos mais premiados restaurantes do país, o Origem, desde 2022, faz parte da conceituada lista Latin America’s 50 Best Restaurants, na qual, atualmente, ocupa a 76ª colocação. E no ano passado, conquistou a 4º colocação no ranking ‘100 Melhores Restaurantes do Brasil’, da Revista Exame.


“O menu degustação será uma mistura da cozinha do Origem com a do Madê, priorizando o uso de alguns ingredientes nossos aqui do sudeste. Nosso trabalho tem total sinergia com o deles, pois tanto nós, aqui no litoral de São Paulo, quanto eles, lá na Bahia, temos como bandeira o uso de ingredientes locais e sazonais e bastante ênfase no preparo de peixes e frutos do mar da nossa costa brasileira”, destaca Dário Costa.

O cardápio está sendo elaborado pelo trio e será conhecido pelos clientes somente no dia do evento. O jantar, com pratos de Fabrício e Dário, começa com uma dupla de snacks, seguido por uma ⁠entrada fria e três pratos principais (uma ⁠massa, um peixe e uma carne). A pré-sobremesa e sobremesa serão preparadas pela chef confeiteira Lisiane Arouca. O valor do menu por pessoa é de R$ 388.

Serviço:

Jantar Madê recebe Origem

Quando: 22 de abril, segunda-feira, às 19h30

Onde: Madê – Rua Minas Gerais, 93 – Boqueirão, Santos – SP
Quanto: R$ 388.
Reservas pelo WhatsApp (13) 99115- 1913.

Sobre o chef Fabrício Lemos e a chef pâtissière Lisiane Arouca

Natural de Salvador, na Bahia, Fabrício Lemos morou 14 anos nos Estados Unidos, onde se formou pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. Durante o período em que morou no exterior, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Flórida -, acumulando larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Foi ali também que aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar.

Retornou a Salvador em 2010 disposto a disseminar uma nova gastronomia local. Depois de uma rápida passagem pelo Restaurante Mistura, em Itapuã, Fabrício foi responsável pela criação do conceito da cozinha do Al Mare, onde propôs um menu mais sutil em sabores e mais sofisticado na apresentação. Também atuou no restaurante Amado, até partir para seus empreendimentos próprios.

Também nascida em Salvador, Lisiane Arouca começou a se interessar pelos doces ainda na infância. Nas férias em Ilhéus, enquanto seus primos e irmãos brincavam na rua, ela não saía da cozinha de suas tias confeiteiras. Ainda muito jovem, começou a formação acadêmica na Faculdade de Belas Artes (UFBA), mas não demorou para encontrar sua forma de manifestação artística: os bolos confeitados. Decidiu, então, seguir carreira na culinária, se formando em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac.

Lisiane trabalhou ainda em restaurantes de Salvador como chef confeiteira, assinando os cardápios de sobremesas, e de ter sido sócia da 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada.

Em 2016, Fabrício e Lisiane inauguraram seu primeiro restaurante, o Origem, tendo como premissa o uso e valorização dos ingredientes locais e sazonais na alta gastronomia, e com o propósito de ter restaurantes não apenas para alimentar pessoas, mas para gerar empregos e fazer com que toda a cadeia produtiva fosse valorizada.

Em dezembro de 2018, o casal de chefs abriu sua segunda casa em Salvador, o Ori, com conceito mais casual, e em janeiro de 2020, o terceiro empreendimento, o Minibar Gem. Em 2021, abriram o Omí, restaurante do Fera Palace Hotel, onde a dupla assina o conceito gastronômico de todo o setor de Alimentos e Bebidas, incluindo o Fera Rooftop, lobby, bar da piscina, café da manhã e room service. Em 2022, foi a vez de inaugurar o Segreto Ristorantino, que apresenta as bases da culinária italiana mesclada aos sabores e ingredientes baianos em um ambiente intimista.

Fabrício e Lisiane também são cofundadores do Instituto Ori, um coletivo de pessoas que acredita no alimento como transformador social. Tem como missão, promover o desenvolvimento humano comprometido com a conservação do meio ambiente, empoderando indivíduos, coletivos e comunidades, para valorizar os seus saberes e a impulsionar a cultura local. Fundado em 2016, o Instituto atua em prol do desenvolvimento sustentável, regeneração ambiental e soberania alimentar dos povos. Realizam uma atuação conjunta com as comunidades, colaborando com formação técnica, troca de experiências, aperfeiçoamento de ideias e desenvolvimento de produtos.

Juntos, Fabrício e Lisiane, sócios na vida profissional e pessoal, vem colocando a Bahia em importantes premiações nacionais e internacionais, como único representante da gastronomia baiana.

Prêmios

Em 2014, Fabrício recebeu o título de Chef do Ano pela Revista Veja Comer & Beber Salvador à frente do restaurante Amado. Em 2015, pelo mesmo restaurante, recebeu o prêmio de Chef Revelação do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa.

Em 2017, 2018 e 2019, Fabrício foi eleito Chef do Ano pelo Prêmio Comer & Beber da Revista Veja Salvador pelo trabalho à frente do Origem. E em 2023, foi eleito Restaurateur do Ano pelo Prêmio Melhores da Gastronomia da Revista Prazeres da Mesa.

Em 2018 e 2019, o Restaurante Origem venceu nas categorias Melhor da Cidade e Melhor Contemporâneo pelo Prêmio Comer & Beber Revista Veja Salvador.

Em 2019 e 2023, Lisiane Arouca foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano da revista Prazeres da Mesa.

Em 2019 o restaurante Ori foi eleito Restaurante Revelação pelo Prêmio Comer & Beber Revista Veja Salvador. Em 2023, o Origem sagrou-se como o Melhor Restaurante do Nordeste pelo Prêmio Melhores da Gastronomia da Revista Prazeres da Mesa.

Desde 2022, o restaurante Origem faz parte da conceituada lista Latin America’s 50 Best Restaurants, na qual, atualmente, ocupa a 76ª colocação. Único representante baiano na lista. Em 2023, o Origem conquistou a 4º colocação no ranking ‘100 Melhores Restaurantes do Brasil’, da Revista Exame. E em 2023, o Minibar Gem conquistou a 8ª colocação na lista ‘100 Melhores Bares do Brasil’, da Revista Exame.

Sobre Dario Costa

Nascido e criado em Santos, no litoral de São Paulo, Dário Costa é filho de um mergulhador profissional e de uma costureira. Começou a trabalhar na cozinha em 2008, lavando louça em um restaurante da Nova Zelândia, durante um intercâmbio, aos 19 anos, após a morte do seu pai. Depois de algum tempo atuando como cozinheiro em diversos estabelecimentos para poder custear suas viagens de surfe pelo mundo, decidiu ir para a Itália enriquecer seu currículo e ter uma visão da cozinha do velho mundo. E foi lá que deixou de ser apenas um cozinheiro rápido e organizado, para descobrir sua paixão pela gastronomia.

O amor dos italianos por seus ingredientes despertou em Dário esse mesmo sentimento pela cozinha e pelos produtos do Brasil. Ainda na Itália, trabalhou com o chef Giuseppe Ricchebuono, no Ristorante Vescovado, com uma estrela Michelin, instalado em um hotel da Ligúria. Tempos depois, partiu para a Indonésia, onde trabalhou por um tempo em uma embarcação turística e em outros restaurantes.

Em 2016, de volta ao Brasil, participou da 1ª edição do Masterchef Profissionais, da Band, e ficou em terceiro lugar na competição. Já em 2020, foi o campeão da 2ª edição do Mestre do Sabor, da Rede Globo.

Além do Madê, Dário está à frente da cozinha de outros cinco restaurantes no Brasil: Paru (em Santos), Deus Ex-Machina e Churrascada do Mar (em São Paulo) e Benedita e Alamoa (em Fernando de Noronha). Todos eles mantêm cardápios com bastante ênfase em frutos do mar e comida feita na brasa. Também comanda as duas unidades do Açougue do Mar, uma em Santos e outra em SP, uma peixaria preocupada com a manipulação, qualidade e procedência dos pescados.

Em junho de 2022 foi eleito Chef Revelação no prêmio Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa, a maior eleição da gastronomia brasileira. Em outubro do mesmo ano, ganhou o prêmio de Chef Revelação da Revista Go Where Gastronomia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.