Crocante e saboroso para o Natal: aprenda a fazer crumble de maçã
Por Santa Portal em 20/12/2021 às 15:25
O crumble possui uma legião de fãs pelo mundo. A “crumblemania” tem enorme paixão por essa farofinha amanteigada levemente doce e crocante, com o molhadinho do recheio que se desmancha na boca. Sozinho ou acompanhado com creme, chantilly ou sorvete, o crumble é uma sobremesa irresistível e que traz sofisticação à mesa de Natal.
Portanto, a história do crumble é tão saborosa quanto o seu gosto. Ela surgiu na Grã-Bretanha em um período de enorme escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, era difícil conseguir ingredientes para fazer uma simples torta doce. O jeito foi criar uma massa com menos recursos misturando pedaços de frutas. A sobremesa conquistou as pessoas dessa maneira: simples e encantadora!
Receita de Crumble de Maçã
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes:
– 100g de manteiga em cubos
– 100g de farinha de trigo
– 100g açúcar
Ingredientes do recheio:
– 300g de maçãs picadas
– 1 limão
– Noz-moscada Kitano a gosto
– 100g açúcar
Preparo:
Em primeiro lugar, em uma tigela junte todos os ingredientes para a massa do crumble. Então, com as pontas dos dedos, esmigalhe os cubos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Portanto, cubra com um filme plástico e reserve na geladeira.
Então, descasque e corte as maçãs em cubos. Ao cortar as maçãs, reserve os cubos em água e esprema um limão. Logo após, escorra as maçãs e misture-as com o açúcar e a noz-moscada Kitano.
Preencha os potes com esta mistura, deixando espaço para uma camada da massa, que deve ser distribuída por cima sem ser pressionada. Coloque os potes em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Asse até que a superfície da massa fique corada. Em média 50 minutos, mas pode variar dependendo do forno e do tamanho dos potes. Por fim, espere a massa esfriar em temperatura ambiente para ficar crocante e sirva.
Uma dica especial para o Natal é servir com creme de baunilha e especiarias, sorvete de creme ou até chantilly com cerejas. Para quem gosta de frutas cristalizadas e uvas passas, pode também incrementar o recheio ou decorar na finalização.