Clima influencia no preço de alimentos para ceia de Natal
Por Luiza Alessandra em 11/12/2024 às 06:00

Produtos para a ceia de Natal estão, em média, 9,16% mais caros neste ano, segundo o Índice de Preço ao Consumidor (IPC). Itens como azeite, carnes, frutas natalinas e sucos, representam o maior aumento inflacionário, isso porque, fatores como a sazonalidade, cotação do dólar e questões ambientais influenciam diretamente em seus preços.
De acordo com o biólogo André Vicente, a sazonalidade é um ponto crucial na produção de produtos natalinos, pois isso impacta diretamente na qualidade e preço dos produtos. “É crucial que produtores tenham conhecimento sobre variações sazonais”.
Vicente também aponta que, além da crise econômica, os eventos climáticos extremos que atingiram o Brasil nos últimos anos também são “motivos do maior custo dos alimentos da ceia de Natal”.
Itens cítricos e hortaliças, requisitados nesta época do ano, tiveram seus preços afetados pelas mudanças climáticas devido a queimadas e chuvas excessivas. De acordo com Vicente, técnicas para o plantio podem ser eficazes para reduzir o alto custo desses produtos, porém, o desperdício ainda é considerado um problema.
“Devemos pensar que a produção de alimentos gera impacto e no planeta existem mais de 8 bilhões de humanos compartilhando o espaço com os seres que vivem a mais tempo aqui”, aponta o biólogo.