Torcida do Flamengo cancela festa nos EUA após política anti-imigração de Trump
Por Luiza Sá/Folhapress em 01/02/2025 às 15:41
Uma torcida do Flamengo em New England, nos Estados Unidos, cancelou o evento que faria para a transmissão da Supercopa do Brasil contra o Botafogo. O motivo é a preocupação pelo cerco do presidente Donald Trump com a nova política anti-imigração.
Trump anunciou uma série de ordens executivas relacionadas à imigração desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro. Foram várias medidas que tiram do papel algumas promessas de campanha do republicano, que garante fazer a maior deportação em massa da história do país, expulsando milhões de imigrantes ilegais.
A FLA USA New England emitiu um comunicado dizendo que torcedores estão preocupados com aglomerações. Por isso, resolveu cancelar o evento que faria para a decisão de domingo (2). Em contato com o UOL, Manny Mizael, diretor administrativo da torcida, explicou a apreensão dos torcedores.
“Antes de cada evento, sempre realizamos enquetes para estimar a participação e também observamos a reação dos membros nos nossos grupos de WhatsApp. Quando a resposta é positiva, sabemos que o público será grande. No caso desse evento, percebemos uma preocupação significativa entre os membros da nossa torcida. Muitos estavam apreensivos com seu próprio status imigratório, enquanto outros se preocupavam com amigos e familiares nessa situação. Diante disso, optamos por cancelar o evento para evitar aglomerações e respeitar essas preocupações’, disse Manny Mizael, diretor administrativo da FLA USA New England.
A FLA USA New England é a maior embaixada do Flamengo fora do Brasil. Já houve eventos com a participação de mais de 700 pessoas e o grupo também se fez presente durante a pré-temporada da equipe principal nos Estados Unidos no início deste ano e de 2024.
“Tenho visto muitos relatos e vídeos circulando sobre ações da polícia de imigração e prisões. Infelizmente é importante destacar que há também muita desinformação e alguns desses vídeos são falsos. Eu nunca tive nenhum problema, até porque sou cidadão americano, mas ouvi relatos de pessoas próximas, que considero confiáveis, sobre amigos e familiares que estão passando por isso. Era algo que já esperávamos, pois é a política desse governo. Foi assim no mandato anterior e ele deixou claro que seguiria da mesma forma agora. O que lamentamos é a aflição que tem causado em muitas pessoas.”
Manny Mizael diz ainda achar cedo para entender como ficará a situação no futuro, mas acredita que a normalidade vai voltar. “Essa deportação em massa já está gerando problemas sérios aqui, inclusive na economia, na construção, na agricultura e em vários setores de trabalho. As pessoas não estão indo trabalhar com medo da imigração, gera mal-estar econômico no país. Acredito que em breve as coisas vão se normalizar e a nossa torcida também vai poder se reunir com tranquilidade”, afirmou.
O Flamengo tem várias embaixadas nos Estados Unidos que vão manter os eventos para a Supercopa. Gladson Almeida, da FLA USA Flórida, garantiu que a festa acontecerá normalmente e reforçou que a apreensão é apenas com imigrantes com problemas com a Justiça e veículos ilegais. Ele afirmou que a embaixada recebeu informações tranquilizando sobre a situação. Em cidades como Houston, Miami, Orlando e Nova York os encontros estão mantidos.
Flamengo e Botafogo se enfrentam no domingo. O jogo vale o título da Supercopa do Brasil e ocorre em Belém, às 16h (de Brasília).