Guarujá tem 68 pessoas desabrigadas depois das chuvas e deslizamentos
Por Santa Portal em 01/02/2025 às 18:00
Por conta das fortes chuvas que atingiram a região nesta sexta-feira (31), Guarujá permanece em estado de atenção e 68 pessoas precisaram deixar as suas casas após o acionamento da sirene. A cidade registrou diversos pontos de alagamentos, deslizamentos e muitos transtornos para os moradores.
Três escolas foram disponibilizadas como abrigos, acolhendo 68 pessoas: seis famílias na Escola Estadual Paulo Clemente Santini, 21 na Escola Municipal Sérgio Pereira e outras seis na Escola Municipal Paulo Freire. Além disso, 19 pessoas optaram por se alojar em casas de familiares. Todos os desabrigados receberam atendimento social e avaliação médica.
Em nota, a Prefeitura informou que segue prestando atendimento aos moradores que deixaram suas casas em áreas de risco.
Ao todo, foram oito deslizamentos de terra de grau leve a médio na Estrada da Santa Cruz dos Navegantes, Vila Júlia, Morro da Península, Enseada, Vila Baiana, Morro do Engenho, Vila Zilda e Cachoeira.
Além disso, houve três quedas de árvores na cidade. De acordo com a Prefeitura, técnicos e geólogos da Defesa Civil estão vistoriando as áreas de risco desde a última quarta-feira (29). O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 90,6 mm, chegando a 232,2 mm em 72 horas.
Os moradores devem ficar atentos a sinais de movimentação do solo, como trincas nas paredes, pisos rachados e água barrenta saindo pelos ralos. Caso notem qualquer indício de deslizamento, é fundamental evacuar a residência e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Guarujá tem 68 pessoas desabrigadas depois das chuvas e deslizamentos
— #Santaportal (@Santaportal1) February 1, 2025
Reprodução/Tudo Sobre o Guarujá pic.twitter.com/S2eqj1HzKn
Situação nas demais cidades da Baixada Santista
Bertioga: Índice pluviométrico de 99,64 mm nas últimas 24 horas. Nenhuma ocorrência registrada. Defesa Civil mantém monitoramento pelo Plano Preventivo (PPDC).
Santos: Acumulado de 163,4 mm em 72 horas. Morros estão em estado de atenção, mas sem registros de deslizamentos. A CET informa alagamento transitável na Av. Nossa Senhora de Fátima com Rua Ana Santos, nos dois sentidos.
Cubatão: Sem ocorrências. Acumulado de 33,4 mm nas últimas 24 horas.
Praia Grande: Chuva de 55 mm nas últimas 24 horas. Nenhuma ocorrência registrada.
São Vicente, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe não responderam até o fechamento desta reportagem.
A Defesa Civil segue monitorando a situação em toda a região. Novas atualizações devem ser divulgadas ao longo dos próximos dias.