Surfista de Santos avança de fase em estreia no Circuito Mundial no Havaí
Por Santa Portal em 03/02/2025 às 16:00
Representante de Santos, Edgard Groggia começou bem na primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL), disputada em Pipeline, no Havaí. Ele avançou para a próxima fase e aguarda neste momento as disputas de repescagem.
Groggia disputou, no último dia 29, a bateria com mais dois surfistas. Seth Moniz, atleta da casa, ficou em primeiro e levou uma das duas vagas. O brasileiro Yago Dora, considerado um dos favoritos desta temporada, ficou de fora e disputará a repescagem. O início da terceira fase ainda não tem data definida, dependendo das condições do tempo.
“Foi uma estreia superpositiva, ele, que é estreante, com a pressão e a adrenalina de enfrentar os melhores do mundo, disputou a primeira bateria da competição. E abriu com um tubo muito bom, o primeiro da temporada. Ele conseguiu se manter entre os dois e avançou direto para o 3º round”, disse o técnico de Edgard e da Fupes, Pedro Souza.
Como Edgard é estreante, ele deve enfrentar na próxima fase um dos principais surfistas da liga. “Estamos felizes por superar os desafios psicológicos, a pressão em relação aos adversários. Mesmo agora, provavelmente enfrentando um adversário top, ele está muito bem, treinando todos os dias, mesmo com as condições ruins do tempo. Ele está preparado para avançar mais uma vez de fase e estrear com chave de ouro na liga”, completou.
Esta edição do circuito é histórica e cheia de novidades. O torneio traz 12 etapas ao longo do ano – três a mais que em 2024 – e o maior número desde 1996, quando o circuito teve 14 eventos.
A “Brazilian Storm”, a equipe elite do surfe brasileiro, mira o oitavo título em 11 anos. Desde Gabriel Medina abriu os caminhos em 2014, o Brasil conquistou sete títulos. Além de Medina, nomes como Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo estão na lista de campeões mundiais.