Rueda no Domingo Esportivo: "Se quisermos comprar o Soteldo vamos ter que pagar 100%"
Por #Santaportal em 07/03/2021 às 22:58
SANTOS FC – O presidente do Santos, Andrés Rueda, foi o convidado especial desta noite do Domingo Esportivo, na Santa Cecília TV. Em entrevista exclusiva para o apresentador Luciano Faccioli e o jornalista Ademir Quintino, o mandatário falou sobre diversas situações e um dos principais temas durante o bate-papo foi a situação do atacante Soteldo no clube.
Rueda admitiu que as negociações estão complicadas e demorando mais do que ele esperava, porém disse que não desistiu de manter o camisa 10 no Peixe. O ex-presidente Orlando Rollo havia costurado um acordo com o Huachipato (Chile), que ainda é dono de 50% dos direitos econômicos do jogador, para que o time chileno ficasse com 100%. Com essa manobra, Soteldo teria o seu vínculo prorrogado com o clube praiano.
O Soteldo ainda não assinou porque ele não queria ter o risco de voltar para o Huachipato, porque o objetivo dele é a Europa. Estamos conversando em várias frentes, declarou Rueda.
No momento, a diretoria santista trabalha com três possibilidades: a primeira é a compra em definitivo do atleta, a segunda é negociá-lo com o exterior e a última é o próprio Huachipato vender Soteldo para outra equipe.
A possibilidade (de compra dos direitos econômicos do jogador) é remota, porque é muito dinheiro. Por causa do transfer ban (punição imposta pela Fifa), quando voltarmos a contratar vamos ter que pagar 100% pelo Soteldo. Teríamos que pagar os nossos 50%, além de comprar 50% deles. Isso torna a operação muito complicada, revelou o presidente alvinegro.
Portanto, caso queira resolver o imbróglio para ter o camisa 10 em definitivo, o Santos seria obrigado a desembolsar 7 milhões de dólares à vista, o que daria cerca de R$ 40 milhões.
Na opinião do atual mandatário, toda a negociação em torno da compra de Soteldo não foi bem conduzida pela gestão do ex-presidente José Carlos Peres. O Peres não comprou o jogador, fez um empréstimo a custo zero. Você tem a promessa de compra e não paga um centavo pelo jogador, não é uma compra. Quando você vai comprar um jogador tem que ver se dá para pagar a negociação toda e se ele se encaixa em termos salariais dentro do que o clube pode pagar. Foi uma total irresponsabilidade (essa negociação), disse.
Por fim, Rueda prefere ser cauteloso, mas espera convencer o atacante que já sinalizou com a possibilidade de ir para o futebol europeu no meio do ano – a ficar por mais tempo na Vila Belmiro. No nosso planejamento era para estar resolvido, mas queremos resolver essa situação da melhor maneira o quanto antes. Queremos que o Soteldo fique, concluiu.

Foto: Ivan Storti/Divulgação/Santos FC