13/09/2021

Ricciardo vence na Itália após batida de Verstappen e Hamilton

Por Ansa Brasil em 13/09/2021 às 08:19

epa09463717 Australian Formula One driver Daniel Ricciardo of McLaren F1 Team celebrates with teammates after winning the Formula One Grand Prix of Italy at the Autodromo Nazionale Monza race track in Monza, Italy, 12 September 2021.  EPA/LARS BARON / POOL
epa09463717 Australian Formula One driver Daniel Ricciardo of McLaren F1 Team celebrates with teammates after winning the Formula One Grand Prix of Italy at the Autodromo Nazionale Monza race track in Monza, Italy, 12 September 2021. EPA/LARS BARON / POOL

O australiano Daniel Ricciardo quebrou um jejum de três anos e venceu neste domingo (12) o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, em uma corrida marcada por uma nova batida entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.

O resultado também significa a primeira vitória da McLaren desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button. Além disso, a equipe ainda garantiu o segundo lugar em Monza com Lando Norris, à frente de Sergio Pérez.

O mexicano da Red Bull, no entanto, caiu para a quinta colocação por causa de uma punição de cinco segundos a mais em seu tempo de prova por ter ultrapassado Charles Leclerc, da Ferrari, por fora da pista.

Com isso, Valtteri Bottas, que largara do fundo do grid, herdou o terceiro lugar, enquanto Leclerc foi o quarto. Carlos Sainz (Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (Alpine), George Russell (Williams) e Esteban Ocon (Alpine) completam a zona de pontos.

Ricciardo, que não vencia desde o GP de Mônaco em 2018, vinha fazendo uma temporada abaixo das expectativas até aqui, mas assegurou a primeira posição após uma batida entre Hamilton e Verstappen na 26ª volta.

Liderando a prova, o britânico parou nos boxes e voltou logo à frente do líder do campeonato, que aproveitou a velocidade maior na reta para tentar ultrapassar o rival na Variante del Rettifilo. Sem espaço, a Red Bull acabou alavancada por uma “lombada” do lado de fora da pista e parou sobre o cockpit de Hamilton.

“Eu deixei espaço, ele evidentemente perdeu o controle e voou sobre mim. Foi oportunismo, ele sabia que bateríamos”, disse o britânico após a corrida. Já o holandês acabou punido com a perda de três posições no grid do GP da Rússia e dois pontos na superlicença.

O resultado do GP de Monza mantém Verstappen (226,5) com cinco pontos de vantagem sobre o heptacampeão mundial (221,5), enquanto Bottas está em terceiro lugar, com 141. Já entre os construtores, a Mercedes lidera com 362,5 pontos, contra 344,5 da Red Bull.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.