Garro evolui em recuperação e fica perto de volta aos gramados
Por Livia Camillo/ Folha Press em 01/02/2025 às 12:37
O meia Rodrigo Garro está perto de retornar aos gramados pelo Corinthians, mas ainda inspira cuidados da comissão técnica.
A reportagem apurou que Garro tem evoluído bem na recuperação de tendinopatia patelar no joelho direito. O jogador passou a tratar o problema ao final da temporada, com o fim do Campeonato Brasileiro.
O avanço no tratamento está dentro das expectativas da equipe de preparadores físicos, que tiveram sucesso em estabilizar a condição do atleta.
No entanto, Garro não deverá ser relacionado pelo menos pelas próximas duas rodadas. Neste sábado (1º), o time alvinegro recebe o Noroeste na Neo Química Arena, e visitará o Novorizontino, na segunda-feira (3), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Garro ainda treina separado do restante do elenco, mas realiza atividades em dois períodos, de regeneração e fisioterapia, no CT Joaquim Grava. Na próxima semana, a expectativa é que ele seja reintegrado ao grupo nos treinos táticos.
A comissão entende que é possível que o camisa 10 fique à disposição pelo menos no banco de reservas diante do Palmeiras, no dia 6 de fevereiro, pela oitava rodada do Paulista.
Emiliano Díaz, auxiliar técnico do Corinthians, deu boas notícias sobre o assunto após a vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0, na última quarta-feira (29). O mental de Garro também está evoluindo após o acidente com vítima fatal na Argentina, no qual o meia se envolveu no início de janeiro.
Está na última etapa de recuperação. Muito positivo como ele está reagindo à parte física. É muito pouco tempo. É chato falar de um dia, pois pode falar que estou mentindo. Não preocupa, pois está avançando bem. É o jogador mais importante que a gente tem, melhor do Brasileirão, faz falta. Rapidamente está bem. A cabeça é muito forte, muito forte. Tem apoio da família, dos companheiros, da torcida que mostra um carinho enorme, da comissão. Ele é muito feliz aqui, a cabeça está intacta, tem personalidade para fazer o que fez ano passado. Ele fez, botou a cara. Garro estará bem. Emiliano Díaz, em coletiva de imprensa
O que é tendinopatia patelar?
A tendinopatia patelar, conhecida como “joelho de saltador”, é uma lesão que afeta o tendão patelar, que fica localizado na parte anterior do joelho. A condição causa dores durante a atividade física ou logo após exercícios extenuantes.
O problema surge devido à repetição dos movimentos de flexão e extensão do joelho, combinados com o alto impacto das passadas. É isso que sobrecarrega o tendão patelar, causando a inflamação por conta de microlesões.
Atletas de velocidade, de esportes de impacto ou jogadores que têm a corrida como característica estão sujeitos a sofrer com essa condição. Por isso, o trabalho de recuperação muscular e a musculação são fundamentais para prevenir a sobrecarga da patela.
O tratamento para o problema é focado na fisioterapia, com técnicas de alongamento e exercícios de estabilização do núcleo do joelho. Casos mais graves podem necessitar até cirurgia.
No quadro de Garro, que não é dos mais graves, não foi necessária uma intervenção cirúrgica, mas pode levar meses para a recuperação total. No pior dos cenários, o meia ficaria fora de toda a primeira fase do Estadual.