Diretor das Olimpíadas renuncia após declaração gordofóbica
Por ANSA em 19/03/2021 às 07:37
OLIMPÍADAS – O diretor-executivo de criação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Hiroshi Sasaki, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (17), após ser acusado de gordofobia contra uma atriz japonesa.
Segundo informações da revista “Shukan Bunshun”, o responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas fez uma proposta aos membros da sua equipe em que envolveria a presença da artista Naomi Watanabe, de 33 anos de idade.
A ideia inicial de Sasaki era que ela descesse do céu durante a abertura da competição utilizando um traje cor de rosa. Em uma mensagem de texto, o japonês teria feito um jogo de palavras com “olímpico”, transformando-a em “Olympig” (“Olimporca”).
Ainda de acordo com a revista, Sasaki foi repreendido por diversos funcionários e precisou deixar a ideia de lado.
“Houve uma expressão bastante inadequada em minhas ideias e comentários. Gostaria de pedir desculpas a ela e às pessoas que se sentiram constrangidas”, disse Sasaki em um comunicado divulgado pela organização das Olimpíadas.
Faltando menos de cinco meses para a competição, a renúncia de Sasaki é mais um duro golpe para os Jogos de 2020, que foram adiados em um ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Em fevereiro, Yoshiro Mori deixou a presidência do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos por causa de uma série de comentários sexistas feitos em uma reunião da entidade.