'Dia do Surfista': conheça jovens revelações do esporte na Baixada Santista
Por Isabel Franson/ #Santaportal em 21/01/2021 às 11:08
VIVER DAS ONDAS – No dia em que Santos comemora o Dia do Surfista, como uma homenagem aos grandes nomes que já passaram e o que começam a surgir, o Santaportal apresenta três promissores atletas da Região.
De Santos, Guarujá e Praia Grande, respectivamente, os jovens George Rafael Alves, 17, David Jihad, 14, e Vini Palma, 9, são apenas algumas das promessas locais para o surf brasileiro e, quem sabe, mundial.
Em comum, claro, o amor pelo esporte, mas também o incentivo dos pais.
Para o presidente da Associação de Surf de Guarujá, Ademir Moreira da Silva, a Baixada Santista é um celeiro do surf nacional. “Em 2019, tivemos quatro atletas de Guarujá no campeonato mundial. Mais daqui do que na região do Litoral Norte. Hoje temos atletas e paratletas campeões e bi campeões. Infelizmente, também temos muitas revelações perdidas por falta de apoio. As associações e projetos tem feito muito, mas caso tivéssemos patrocínio de empresas locais, poderíamos entregar ainda mais revelações”.
Já Pedro Souza, técnico do Centro de Treinamento de Surf de Santos, explica que há, ainda, a relevância biológica da região e oportunidades de campeonatos para motivar atletas. “A Baixada reúne condições super favoráveis ao treinamento diário: ondulações dos quadrantes Leste, Sul e Sudeste o tempo todo… Temos uma diversidade de praias fáceis de acessar, que proporcionam o treinamento em diferentes condições de onda. Além da frequência de campeonatos, porque o torneio não deixa de ser um treino. Todos esses aspectos são os que nos colocam muito bem no cenário nacional e mundial”.
Representando a região, George, David e Vini são algumas dessas relevações que colecionam troféus. Confira a ficha técnica e a história dos pequenos campeões:

George Rafael Alves
Idade: 17 anos
Mora em: Santos
Origem no esporte: “Comecei a surfar aos 6 anos, por influência do meu pai, o atleta Daniel Miranda. Agora, ele é juiz de campeonatos profissionais”
Como define o surf: “Virou algo muito incrível na minha vida. Meu objetivo é ser profissional, viver do esporte”

David Jihad
Idade: 14 anos
Mora em: Guarujá
Origem no esporte: “Meu pai tinha um projeto comunitário de surf. Me jogou na água aos 2 anos. Desde então, comecei a nadar e surfar, e não parei mais. Nas competições mesmo, estreei aos 7 anos”
Como define o surf: “É a minha vida toda. É disso que quero viver, a partir do surf que desejo conquistar meus objetivos na vida, ser profissional… Esse ano, ganhei até bolsa integral de estudos por causa do esporte”

Vini Palma
Idade: 9 anos
Mora em: Praia Grande
Origem no esporte: “Nasci em São Paulo, mas meus pais são daqui. Uma família muito praieira. Meu pai e meu tio vinham todo fim de semana pra surfar e eu os acompanhava, já aos 7 anos. Desde 2018, a gente veio morar na Baixada, pra eu me dedicar ao esporte e poder competir ou só brincar”
Como define o surf: “Sem o surf, não sei o que eu faria. Moraria em São Paulo, entediado dentro de casa… Meu sonho é ser profissional, é pra isso que me dedico”