19/02/2025

Com um a mais, Bahia desperdiça chances e só empata com o The Strongest

Por Folha Press em 19/02/2025 às 08:58

Reprodução/Instagram @@leticiamartinsphoto
Reprodução/Instagram @@leticiamartinsphoto

O Bahia empatou por 1 a 1 com o The Strongest nesta terça-feira (18), na partida de ida da fase preliminar da Libertadores, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia.

Willian José fez o gol de empate do Bahia no 2º tempo, após Sebastián Guerrero abrir o placar para os donos da casa ainda na primeira etapa.

O The Strongest teve um jogador expulso por entrada violenta aos 5 minutos de partida. O Bahia pressionou mais, mas desperdiçou muitas oportunidades de voltar para Salvador com a vitória na bagagem. Na reta final, o Bahia sentiu o cansaço e terminou a partida parecendo satisfeito com o empate.

O jogo de volta, na capital baiana, será no dia 25 de fevereiro. Antes disso, o Bahia enfrenta o Juazeirense pelo Campeonato Baiano no sábado (22).

Como foi o jogo

Rogério Ceni colocou em campo o que tinha de melhor à disposição para o duelo na Bolívia. Ceni escalou Everton Ribeiro e Caio Alexandre, que ficaram responsáveis de municiar o ataque formado por Ademir, Erick Pulga e Rodríguez.

Pelo lado do The Strongest, o técnico brasileiro Antônio Carlos Zago fez sua estreia oficial no comando da equipe boliviana. No Brasil, Zago treinou, entre outros clubes, Juventude, Bragantino e Coritiba. Recentemente, Zago foi técnico da seleção boliviana, de outubro de 2023 até junho de 2024, quando foi demitido do cargo.

Se o duelo tático entre os treinadores brasileiros parecia ser um dos destaques da partida, esse embate ficou mais complexo quando, aos 5 minutos do 1º tempo, Ursino foi expulso pelo lado do time boliviano. O volante deu uma forte entrada em Gilberto, mas só levou o cartão vermelho de fato após o árbitro equatoriano Guillermo Guerrero ser chamado ao VAR para rever o lance.

O Bahia pressionou o The Strongest ao longo de toda a primeira etapa, e só não abriu o placar ainda no 1º tempo porque Banegas fez ao menos três defesas milagrosas. Em uma delas, aos 35 minutos, o goleiro boliviano salvou com o pé direito um chute quase na pequena área de Ademir.

Mas o ditado mais antigo do futebol, aquele que diz “quem não faz, toma”, foi especialmente cruel com o Bahia. Enquanto estava sendo “amassado” no campo de defesa com um jogador a menos em campo, o The Strongest escapou em um contra-ataque letal e, aos 37 minutos, abriu o placar com Sebastián Guerrero. O lateral Supayabe escapou pelo meio e serviu o camisa 9 do time boliviano, que bateu de primeira na saída do goleiro Marcos Felipe. O árbitro auxiliar chegou a anular o gol por impedimento, mas o VAR traçou as linhas e confirmou que o gol foi legal.

Na volta do intervalo, o The Strongest começou a se impor na partida. Aparentemente, os jogadores do Bahia começaram a sentir o cansaço, e em menos de 10 minutos o time boliviano desperdiçou duas chances de ampliar o placar. Amoroso, pela ponta, era o jogador mais perigoso do The Strongest, enquanto Marcos Felipe salvou o time baiano nas duas oportunidades.

Willian José, que havia entrado no intervalo no lugar de Ademir, fez o gol de empate do Bahia aos 23 minutos do 2º tempo. Lucho Rodríguez avançou pela esquerda e rolou para Cauly, que cortou a marcação e bateu para o gol. Banegas chegou a espalmar o chute, mas Willian José chegou de carrinho empurrando para o fundo do gol.

O atacante, que teve passagens por Real Sociedad e Bétis, na Espanha, chegou ao Bahia após rescindir com o Spartak Moscou. Ele já havia marcado dois gols pelo Bahia, um contra o Colo Colo e o outro contra o Barcelona, times que, apesar do nome de inspiração internacional, disputam o campeonato estadual da Bahia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.