Carlos Alberto (paraciclismo) | "Nunca desista dos seus sonhos, por mais difícil que seja"

Por Guilherme Esron em 16/08/2021 às 07:10

O que começou em 2014 como um hobby, agora é uma esperança de medalha olímpica. Carlos Alberto Gomes Soares, de 26 anos, andava de bike para fortalecer os músculos por conta de sua deficiência física. Participou de várias competições amadoras de MTB (mountain bike) em diversas categorias. Aliás, competiu em provas que tinham atletas com e sem deficiências.

“A bike pra mim é um meio de transporte mais fácil e pratico devido minha mobilidade. E por minha cidade ser pequena, não teria tanta necessidade de usar carro”.

Carlos Alberto, paraciclista

Mas foi somente em 2017 que Carlos Alberto conheceu o paraciclismo. Ele ficou fascinado por estar pedalando com pessoas com várias limitações ou até semelhantes às dele. Além disso, o paratleta ainda fala que o que mais despertou seu interesse pelo esporte foi a adrenalina, a sensação de liberdade.

Carlos Alberto é natural de Anápolis, em Goiás, e treina em Alexânia, também em Goiás. Nas Paralimpíadas de Tóquio, ele vai representar Santos junto com Lauro Chaman e Marcia Fanhani. Eles vão com muita vontade em busca da medalha. Em resumo, vale destacar que ele faz parte da equipe Memorial e conta com o apoio do Bolsa Atleta.

Inspirações de Carlos Alberto

Suas principais inspirações no esporte são o companheiro de equipe e atual bicampeão mundial, Lauro Chaman, Ricardo Ten, além de Michel Teuber. Durante o ciclo olímpico de 2016 para cá, Carlos acumulou duas medalhas em Copa do Mundo. Ele é atualmente o 8º no ranking mundial e participou do jogos pan-americanos de Lima (Peru) em 2019. Ademais, foi por duas vez quinto lugar nos campeonatos mundiais de estrada e três vezes campeão brasileiro de estrada e contra-relógio.

Contudo, os Jogos de Tóquio serão os primeiros da carreira do paraciclista. Ele já havia participado de outra competições pelo Brasil, mas nunca em uma paralimpíada. Suas expectativas são grandes e ele se diz ansioso para estrear nos Jogos. De acordo com Carlos Alberto, participar da maior competição esportiva do planeta significa muito.

“Um feito histórico. A dor é passageira, desistir dura pra sempre, nunca desista dos seus sonhos por mais doloroso e difícil que seja alcançá-los”.

Carlos Alberto, paraciclista
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.