Carille chega ao Santos pensando 'alto' e rechaça fama de retranqueiro
Por Santa Portal em 09/09/2021 às 12:45
Fábio Carille foi apresentado no final da manhã desta quinta-feira (9) como novo técnico do Santos. O treinador assume o Peixe na 14ª posição do Campeonato Brasileiro, apenas quatro pontos acima da zona do rebaixamento, mas disse que a equipe deve mirar objetivos grandes dentro da competição.
Carille, entretanto, acredita que para crescer dentro do Brasileirão o Santos deve pensar rodada a rodada. “Não gosto muito de fazer projeções, gosto muito do próximo jogo. Temos que trabalhar aqui para pensar alto, pensar em subir na classificação, em Libertadores, mas não sou de projeção. Todo jogo é uma decisão, a nossa próxima decisão é o Bahia. Trazer muitas para o grupo não é uma coisa boa, gosto de trabalhar jogo a jogo”, afirmou.
Indagado sobre a necessidade de reforçar a equipe para poder brigar na parte de cima da tabela, o novo comandante alvinegro evitou fazer uma cobrança ao presidente Andrés Rueda por mais contratações.
“O melhor é entrar no CT no dia a dia e olhar se necessita de alguma posição. Mas temos um grupo bem equilibrado. Temos jogadores chegando, jogadores se recuperando. Acredito que tem uma equipe bem forte. Agora é organizar e, ali para frente, se precisar, respeitando a situação do Santos, vamos atrás. Mas é muito cedo para falar sobre isso”, comentou.
Já sobre o seu estilo de jogo, Carille rechaçou a fama de ‘retranqueiro’ que ganhou ao dirigir o Corinthians, principalmente em sua segunda passagem pelo Timão. “Na minha carreira e da minha comissão, já encontramos de tudo. E nos adaptamos às condições que o grupo dava. Tive time de posse quando o Jô foi embora e achei Jadson, o Rodriguinho por dentro, de equilíbrio maior em 2017, de contra-ataque em 2019, no Ittihad também. Na segunda temporada (na Arábia Saudita), tivemos um time com mais posse de bola com a chegada de reforços”, disse.
Para Carille, um técnico de futebol precisa identificar as características de seu elenco e tentar extrair o melhor dos jogadores. “Quanto antes soubermos o que o elenco pode nos dar, estaremos mais perto do sucesso. Gosto de ter equilíbrio, tudo o que o futebol exige hoje em dia, com transições ofensiva e defensiva rápidas, pressão na bola. Mas precisamos de tempo. Com isso, o trabalho vai crescendo a cada dia para chegar perto do que espero”, concluiu.
Carille, que assinou contrato até o fim de 2022 com o Santos, vai estrear pela equipe praiana contra o Bahia, no sábado (11), às 21h, na Vila Belmiro. O confronto é válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.