Anderson Magrão decide, e Briosa conquista classificação inédita à final da Copa Paulista

Por Rodrigo Cirilo em 30/09/2023 às 17:25

Douglas Teixeira/Agência Briosa
Douglas Teixeira/Agência Briosa

Pela primeira vez em sua história, a Portuguesa Santista se classificou para a final da Copa Paulista após vencer o XV de Piracicaba, por 1 a 0, neste sábado (30), no Barão da Serra Negra, em Piracicaba. O placar agregado da semifinal foi 2 a 1. Além disso, como finalista, a Briosa garante seu retorno ao cenário nacional, de onde estava distante desde o Campeonato Brasileiro Série C de 2005.

O gol da classificação foi do centroavante Anderson Magrão, de cabeça, aos 19 minutos do segundo tempo. Foi o segundo tento do camisa 9 em seis partidas na competição. Velho conhecido da torcida rubro-verde, o goleador também foi peça fundamental no acesso à A2, em 2018.

“Regressei após cinco anos e é muito especial para mim. Ninguém acreditou no nosso projeto e a gente chegou. Contra tudo e contra todos nós conseguimos”, desabafou o atleta, em entrevista pós-jogo à TV Cultura.

Agora, a Briosa espera por São José ou Grêmio Prudente, que empataram em 1 a 1 no primeiro duelo e decidem a última vaga na final, às 19h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Em caso de classificação da Águia do Vale, a Briosa abre a decisão em Ulrico Mursa, no próximo final de semana. Já se o Carcará avançar, a ida da final será em Presidente Prudente.

Vale ressaltar que o vencedor da competição escolhe entre a disputa da Copa do Brasil ou a Série D do Brasileiro, enquanto o vice fica com a opção restante.  

O jogo

Logo aos oito minutos, o Nhô Quim teve sua primeira chance de gol, quando Matheus Melo driblou o zagueiro Glauco e finalizou para defesa de Wagner Coradin. A Briosa, por sua vez, equilibrou as ações ao decorrer da primeira etapa, mas sem oferecer grandes riscos à meta adversária.

Nos acréscimos, o XV voltou a assustar em duas oportunidades. Na primeira, Maikinho cruzou rasteiro para Artur, que finalizou em cima de Coradin. Três minutos depois, em cobrança de falta de longa distância, o atacante voltou a exigir uma grande defesa do goleiro.  

Já, na segunda etapa, enquanto o Nhô Quim controlava a posse de bola, a Briosa foi cirúrgica em sua primeira chegada. Aos 19 minutos, Franco cruzou para Anderson Magrão, que venceu a zaga adversária para marcar de cabeça, 1 a 0.

Na base do desespero, o XV se lançou o ataque na tentativa do empate. Contudo, os atuais campeões não conseguiram furar o sistema defensivo do técnico Sérgio Guedes, concretizando o placar agregado de 2 a 1 para a Briosa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.