Região consegue mais uma vaga e elege cinco deputados estaduais
Por Santa Portal em 03/10/2022 às 00:45
A Baixada Santista elegeu cinco deputados estaduais nas eleições deste domingo (2). Tenente Coimbra (PL), Caio França (PSB), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União Brasil) e Paulo Corrêa Jr (PSD) são os parlamentares eleitos pela região e que assumem, em 2023, suas respectivas cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste pleito, a Baixada Santista conseguiu eleger um deputado a mais em relação a 2018.
Tenente Coimbra foi o parlamentar mais votado da região. Ao todo, ele teve 209.701 votos e foi o oitavo a receber mais votos em todo o estado. Caio França, com 105.172 votos, e Paulo Corrêa Jr, com 62.239 votos, também foram reeleitos. Já Paulo Mansur, que recebeu 86.199 votos, e Solange Freitas, com 81.869 votos, serão os estreantes da região na Alesp a partir do próximo ano.
Veja o que os deputados eleitos falaram:
Tenente Coimbra
Tenente Coimbra (PL) foi o deputado estadual mais votado da região, com mais de 200 mil votos. Ele agradeceu a confiança da população da Baixada Santista, que o reelegeu para mais quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
“Uma grande votação, acabei sendo o deputado estadual mais votado da região. Um trabalho árduo meu e da minha equipe, com pessoas que acreditaram nas nossas ideias, debaixo de sol e de chuva. Mostramos que política não se faz só com recursos, se faz com ideias, projetos, humildade e caráter”, afirmou Coimbra.
O deputado reeleito prometeu ainda que irá trabalhar ainda mais para trazer recursos e protagonismo para a região. “Vamos procurar, sem sombra de dúvidas, ampliar esse trabalho futuramente, junto com o nosso governador Tarcísio de Freitas (caso seja eleito). O governo estadual precisa ter o olhar devido para a Baixada Santista. A nossa região, infelizmente, há muito tempo tem sido negligenciada pelo governo estadual, que colocou a Baixada Santista no final da fila e nós vamos mudar essa realidade com muito trabalho”, concluiu.
Foto: Reprodução/Facebook Tenente Coimbra
Paulo Mansur
Paulo Mansur, do PL, conseguiu se eleger para o seu primeiro mandato na Alesp. “Recebo com muita alegria esse resultado. Aqui na Baixada tivemos alguns pesquisas, principalmente na Tribuna, que não colocaram meu nome na pesquisa. Isso é ruim porque o eleitor é manipulado. Mostrei na urna que isso é uma mentira. Por tudo isso, quero fazer um mandato voltado para a Baixada Santista. Moro em Santos, nasci e fui criado na cidade, tenho um programa no SBT que é a ‘Voz da População’ onde recebo muitas demandas e que, agora com esse mandato na Assembleia Legislativa, vou poder resolver politicamente algumas situações”, disse.
Sobrinho do ex-prefeito Beto Mansur, Paulo destacou o histórico de sua família na política da região, mas prometeu que irá defender suas próprias ideias em seu mandato na Alesp.
“Estou muito feliz, a minha família também. Resgatar o nome da família Mansur na política é algo bacana. Mas sou uma pessoa de posicionamentos extremamente fortes, tenho minhas próprias ideias, não sou uma continuidade. Minhas pautas são conservadoras. Além disso, pretendo defender a redução de impostos. Será uma das bandeiras do meu mandato, principalmente se formos situação no Governo do Estaco com a eleição do governador Tarcísio de Freitas”, comentou
.
Foto: Reprodução/Facebook Paulo Mansur
Caio França
Caio França (PSB) foi eleito para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo neste domingo (2). Com 105,1 mil votos, França foi o segundo deputado estadual mais bem votado da Baixada Santista.
“Queria agradecer primeiro todo mundo que acreditou na gente. Foi mais um eleição contaminada pela eleição nacional. Não foi fácil, defendendo propostas, ideias e tudo que a gente já fez ao longo desse tempo”, diz.
França é filho do também político Márcio França (PSB), que concorreu ao Senado de São Paulo nestas eleições e Lúcia França (PSB), candidata a vice-governadora de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT). Caio diz que vai continuar ao lado da aliança política de seus pais.
“Vou estar junto com meus candidatos, Haddad e Lula, e falar para as pessoas para convencer quem é melhor para São Paulo e para o Brasil”, finaliza.
Solange Freitas
Solange Freitas (União Brasil) foi eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa (Alesp) com 81.867 votos. Essa é o segundo encontro da Deputada com as urnas. A primeira vez nas eleições foi em 2020, quando Solange Freitas se candidatou ao cargo do Executivo Municipal de São Vicente.
“Depois de tudo que eu passei em 2020, quando sofri violência por ser mulher e também violência física e psicológica. Esse era o grito que estava engasgado, mas não era o grito da Solange, e sim da comunidade”, comenta.
Solange Freitas sofreu um ataque durante o processo eleitoral de 2020. A então candidata, teve o carro alvejado com cinco tiros no dia 11 de novembro. Na época, ela relatou a imprensa que sofria ameaças.
Com reação ao novo cargo, a Deputada Estadual comentou que será a única representante feminina da Baixada Santista na Alesp. “Minha responsabilidade só aumenta. Eu fiz um compromisso de fazer um mandato voltado a população”.
Paulo Corrêa Jr.
Com mais de 62 mil votos, Paulo Corrêa Jr. (PSD) conseguiu se eleger para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Anteriormente, o candidato integrava o Patriotas.
Corrêa Jr. diz que irá priorizar a região do Vale do Ribeira, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de São Paulo, além de focar, também, em questões de mobilidade urbana. “Agora com a composição do novo governo, a gente tem que priorizar também a extensão do VLT até a área continental de São Vicente e, caso a gente consiga a conquista, estender até Cubatão”, destaca.
Outras áreas de prioridade do candidato incluem a ligação seca entre Santos e Guarujá e habitação. “Tem muita gente que precisa de moradia digna. Vamos trabalhar por mais quatro anos pela nossa região com muito esforço e muita responsabilidade”, finaliza.