Chapa de Rui Elizeu para a prefeitura de SV é inviabilizada após vice renunciar
Por Santa Portal em 26/09/2024 às 20:00
A chapa de Rui Elizeu (PSOL) à prefeitura de São Vicente foi inviabilizada, nesta quinta-feira (26), após a candidata à vice-prefeita, Venusta Fukushima, renunciar.
Ao Santa Portal, o advogado afirmou que a renúncia ocorreu sem seu conhecimento. Por conta do ato, a chapa majoritária foi inviabilizada devido à legislação eleitoral. De acordo com o artigo 13 da Lei das Eleições (n.º 9.504/1997), um candidato pode desistir de disputar as eleições, desde que a renúncia ocorra até 20 dias antes do pleito. Faltam 10 dias para o primeiro turno.
À reportagem, Rui afirmou que vem sofrendo perseguições dentro do PSOL de São Vicente. Em nota, o partido de esquerda alegou que Elizeu se aproximou do Partido Liberal (PL), de direita e sigla do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Rui nega.
“Não temos qualquer proximidade programática, ideológica e de horizonte de sociedade com o bolsonarismo, ou qualquer candidato que carregue a apologia ao autoritarismo militar em sua candidatura”, diz a nota do Diretório Municipal do PSOL.
Segundo o advogado, as acusações do partido se tornaram mais intensas após o agora ex-candidato participar de um podcast ao lado do prefeiturável Coronel Magno Julião (PL). O Diretório Municipal chegou a emitir uma nota de repúdio após o fato.
“Não temos qualquer proximidade programática, ideológica e de horizonte de sociedade com o bolsonarismo, ou qualquer candidato que carregue a apologia ao autoritarismo militar em sua candidatura”, diz a nota do PSOL. Rui afirmou que não há aproximação ideológica com o PL e o que foi demonstrado no podcast foi apenas “educação e cordialidade”.
O advogado se pronunciará oficialmente por meio das redes sociais na manhã desta sexta-feira (27).