Vigilante é baleado nas coxas em ataque a escolta armada em Cubatão
Por Santa Portal em 02/04/2025 às 10:00

Um vigilante, de 32 anos, foi baleado, na madrugada de terça-feira (1º), durante uma troca de tiros enquanto monitorava a movimentação de vagões de trem, na estrada do Paratinga, no acesso à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em Cubatão. A vítima teve alta no mesmo dia, com lesões em ambas as coxas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), seguranças de uma empresa estavam em ronda quando foram surpreendidos por disparos. Durante a reação ao ataque, um dos vigilantes foi atingido. A vítima foi socorrida ao Pronto-Socorro Central de Cubatão, entretanto, os criminosos conseguiram fugir antes da chegada das autoridades policiais.
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cubatão, o paciente deu entrada na sala de emergência por volta das 4h20, onde foram constatadas lesões por tiros nas coxas direita e esquerda. Um projétil atravessou a coxa direita e outro ficou alojado na esquerda.
O vigilante recebeu analgésicos, hidratação e, após o raio-X, passou pela retirada do projétil da coxa esquerda, seguida de sutura de todos os ferimentos. Teve alta por volta das 7h, sem intercorrências, acompanhado por colegas de trabalho.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Cubatão, e a polícia segue com as investigações para identificar e prender os responsáveis.
Problema recorrente
A Rumo, empresa responsável pela rodovia, lamentou a escalada da criminalidade no trecho ferroviário de Cubatão, que mesmo com os contínuos investimentos da concessionária em tecnologia, inteligência e profissionalização dos serviços de segurança ao longo da ferrovia, este já é o terceiro ataque de alta gravidade registrado neste ano. “Os ataques, cada vez mais ousados e violentos, reforçam a necessidade de medidas rigorosas e da ampliação do combate ao crime organizado na região”, disse em nota.
A Rumo também revelou manter diálogo permanente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e os comandos das Polícias Militar e Civil, bem como com a Guarda Municipal de Cubatão. “Diante desse cenário desafiador, a concessionária reforça a importância de uma atuação conjunta entre o setor privado e os órgãos de segurança pública. O uso de inteligência integrada e o fortalecimento das ações coordenadas são fundamentais para coibir esses ataques e garantir a proteção da infraestrutura ferroviária, dos profissionais que nela atuam e, principalmente, das comunidades locais”, finalizou.