Paralisação da Unigel leva Cubatão a buscar apoio federal para proteger indústria química

Por Santa Portal em 08/01/2026 às 05:00

Divulgação
Divulgação

O prefeito de Cubatão, César Nascimento (PSD), se reuniu na tarde desta quarta-feira (7) com representantes da Unigel e voltou a afirmar a disposição do município em conceder isenções fiscais à empresa como tentativa de evitar a paralisação da produção de insumos químicos na planta instalada na cidade. A unidade, localizada no Polo Industrial, é estratégica para a economia local e regional, tanto pela geração de empregos quanto pelo impacto na cadeia produtiva.

A situação da Unigel já vinha sendo monitorada pela Administração Municipal e Poder Legislativo há cerca de um ano, antes mesmo de a empresa entrar em recuperação judicial em outubro do ano passado e assumir publicamente uma dívida superior a R$ 5 bilhões. Desde então, o tema passou a integrar a agenda permanente de diálogo entre o Executivo, vereadores e entidades do setor industrial.

Segundo o prefeito, o município esgotou as possibilidades de apoio no âmbito local. “Tentamos ajudar de todas as formas e colocamos os incentivos municipais à mesa. No entanto, a direção da empresa explicou que esta é uma questão maior, de mercado e competitividade contra produtos importados, em que tributos municipais, infelizmente, não são suficientes para reverter o cenário”, afirmou César Nascimento.

De forma paralela, Cubatão tem adotado uma postura proativa junto às empresas do Polo Industrial, mantendo diálogo contínuo com o Ciesp-Cubatão, o Cide-Cubatão e outras entidades representativas. O objetivo é antecipar riscos e articular soluções conjuntas. Nesse contexto, o município levou ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) a proposta de criação de uma frente regional, reunindo prefeitos da Baixada, para cobrar dos governos estadual e federal medidas de estímulo e incentivo à indústria.

Na Câmara Municipal, uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) foi criada para acompanhar a situação da Unigel e de outras empresas em dificuldades, e uma legislação específica está em elaboração para permitir a concessão de incentivos fiscais a companhias em recuperação judicial instaladas na cidade.

Contudo, diante da limitação das medidas municipais, o prefeito anunciou que iniciou tratativas imediatas para mobilizar uma comissão de lideranças políticas da região com destino a Brasília. A intenção é buscar, junto ao Governo Federal, instrumentos de proteção à indústria nacional, especialmente contra a entrada de produtos importados vendidos no mercado brasileiro a preços inferiores ao custo de produção local.

Divulgação/PMC

Empregos

Na reunião desta quarta-feira, a Unigel foi representada pelo gerente executivo industrial, Fabiano Arce, e pelo gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Paulo Fonseca. Questionados sobre possíveis demissões, os executivos informaram que ainda não há definições, já que uma série de procedimentos técnicos precisa ser cumprida antes da paralisação total das atividades e da eventual hibernação da fábrica. Atualmente, a unidade de Cubatão mantém cerca de 70 empregos diretos e outros 30 indiretos.

Os representantes da empresa também asseguraram que todo o processo de desmobilização será acompanhado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e por equipes técnicas especializadas, de forma a evitar qualquer risco ambiental. “Sabemos que a empresa trabalha com produtos químicos que exigem manejo rigoroso. Por isso, nossa fiscalização ambiental será constante”, reforçou o prefeito.

Cenário nacional adverso

A interrupção das operações da Unigel em Cubatão expõe dificuldades mais amplas enfrentadas pela indústria química brasileira. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), as importações do setor cresceram mais de 10% em 2024, intensificando a concorrência com produtos estrangeiros, muitas vezes comercializados a preços considerados predatórios.

Para a administração ,unicipal, o episódio evidencia a urgência de uma política industrial federal mais robusta e coordenada. O setor químico é considerado vital para o Produto Interno Bruto (PIB), para a geração de empregos qualificados e para a sustentação econômica de municípios como Cubatão, historicamente ligados à atividade industrial.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Finanças, Luiz Maia; de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes; de Planejamento, Wilney José Fraga; o secretário-adjunto de Governo, Genaldo Santos; além do vereador Washington Lessa, o Carioca (PSDB), presidente da Comissão Especial de Vereadores que acompanha o caso Unigel.

O que diz a Unigel?

“A Unigel confirma a paralisação das atividades da fábrica de estireno e tolueno em Cubatão (SP). A decisão da companhia foi tomada no contexto do ciclo de baixa sem precedentes na indústria química global. A petroquímica reforça que conduz o processo com transparência, em diálogo com colaboradores e sindicatos, com cumprimento integral da legislação trabalhista e ambiental”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.