Operários de empreiteira de Cubatão suspendem greve após uma semana

Por Santa Portal em 11/10/2021 às 06:30

Foto: Divulgação/Sintracomos
Foto: Divulgação/Sintracomos

Os 120 operários da empreiteira In-Haus, que presta serviços à empresa Cmoc Brasil, em Cubatão, suspenderam a greve iniciada na última terça-feira (5). O sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos) participou de audiência

virtual no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

Na reunião, a empresa reiterou o que havia proposto aos trabalhadores pela manhã, primeiro oralmente e depois por escrito, conforme exigência deles e do sindicato. O primeiro ponto do acordo garante o pagamento dos dias parados, desde as 8 horas de terça-feira até as 11 horas de sexta. O segundo ponto diz respeito a descontos salariais imprevistos.

A motivação da greve foi o abatimento de R$ 200 a R$ 600 nos salários, referentes aos valores de alimentação de transporte. A empreiteira ficou cinco meses sem deduzir a participação dos empregados nos dois benefícios e amortizou tudo de uma vez nos salários de setembro, provocando indignação.

A conciliação no TRT determina que os valores sejam devolvidos na quinta-feira (14). E que não haverá novos descontos até a empreiteira renovar contrato com a Cmoc. Esse foi o segundo ponto do acordo.

O terceiro ponto determina a estabilidade no emprego durante os dez dias úteis de suspensão da greve, entre os próximos dias 13 e 26. Nesse meio tempo, o sindicato e a empreiteira negociarão.

Segundo o presidente do Sintracomos, Ramilson Manoel Elói, a greve poderá ser retomada, após esse período, caso as partes não cheguem a novo acordo sobre outras reivindicações.

As negociações serão acompanhadas por três trabalhadores eleitos na assembleia desta sexta-feira. Entre as reivindicações, estão condições sanitárias adequadas no trabalho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.