Professor da rede municipal de Santos é finalista de prêmio que celebra práticas sustentáveis

Por Santa Portal em 25/09/2024 às 11:00

Divulgação
Divulgação

O professor José Simões de Andrade, da Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira, localizada em Santos, é um dos nove finalistas do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio de educação básica no Brasil.

O educador foi um dos destaques na categoria Sustentabilidade, que reconhece práticas pedagógicas voltadas à promoção e implementação do desenvolvimento sustentável das cidades, assim como à conservação e geração de conhecimento sobre temas como recursos naturais e economia circular. A cerimônia de premiação, que anunciará a classificação de cada participante e divulgará o Educador do Ano, será realizada no dia 12 de novembro, na Pinacoteca, em São Paulo. 

O Prêmio, que busca valorizar iniciativas que contribuem para a transformação da educação brasileira, é realizado pelo Instituto SOMOS – organização sem fins lucrativos comprometida com a democratização do acesso à educação, à leitura e às competências do futuro em promoção da reinvenção da educação para o aluno.

O projeto desenvolvido por Simões, intitulado “Praia limpa, futuro sustentável: Enfrentando os desafios da poluição causada pelo homem no ecossistema de praia” teve como objetivo proporcionar reflexões sobre problemas ambientais causados pela ação humana no ecossistema de praia e buscar soluções sustentáveis para preservá-lo.  

Com tal propósito, os alunos desenvolveram uma solução robótica usando material reciclado, com base nos princípios do design thinking e em conhecimentos sobre máquinas simples.

“O projeto sensibilizou os estudantes e a comunidade local sobre a importância do manejo sustentável das praias, além de potencializar a curiosidade intelectual dos alunos, ampliando sua capacidade de investigação e reflexão na resolução de problemas em um contexto socioambiental”, conta o educador. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.