Municípios da Baixada Santista distribuem Implanon com recursos próprios

Por Anna Clara Morais em 10/10/2025 às 06:00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde recebeu as primeiras unidades do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, o Implanon, para serem distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Baixada Santista, os municípios ainda não obtiveram acesso a essa remessa, no entanto, a maior parte das cidades já faz a oferta por conta própria. 

Em Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão, o dispositivo é oferecido na rede pública de saúde para grupos específicos de mulheres. As outras cidades ainda aguardam o envio do Ministério da Saúde. 

O Implanon, de acordo com a ginecologista e obstetra, Vivian Macedo Gomes Marçal, é um um pequeno implante colocado sob a pele do braço que libera o hormônio etonogestrel, que tem como função evitar a gravidez de forma eficaz e prolongada, por até três anos.

“Ele atua de duas formas principais: impede a ovulação e espessa o muco do colo do útero, dificultando a passagem dos espermatozoides. Dessa forma, a proteção é muito alta, com eficácia acima de 99%”, explica. 

Ainda segundo a médica, a oferta pelo SUS é fundamental, pois trata-se de um método seguro, eficaz, que não depende da lembrança diária da mulher e pode ser retirado a qualquer momento, com rápida volta da fertilidade.

“Principalmente para mulheres em situações de maior vulnerabilidade ou dificuldade de manter outros métodos. Isso contribui para reduzir gestações não planejadas, fortalece a autonomia da mulher e traz impacto positivo para a saúde pública”, conclui. 

Implanon nos municípios

Santos

Antes do Ministério da Saúde fornecer o implante subdérmico contraceptivo de alta duração, Santos já oferecia o dispositivo em sua rede. Inicialmente para grupos mais específicos e, desde o ano passado, para um grupo maior, incluindo adolescentes com gestação anterior.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que o Município ainda não recebeu o contraceptivo implanon do Ministério da Saúde e aguarda as devidas orientações. A aquisição do implante é realizada através de emenda parlamentar.

Os munícipes têm acesso a ele, por meio dos mutirões, voltados para adolescentes de 15 a 17 anos, tanto na Área Insular quanto na Continental da cidade. Atualmente, estão abertas as inscrições para o 6º Mutirão. As inscrições vão até dia 6 de outubro, e podem ser realizados pelo link no site da prefeitura.

Outro modo de acesso é realizado por um protocolo instituído na Cidade, que são para: adolescentes de 15 a 19 anos que já tiveram filho, profissionais do sexo, usuárias de drogas, moradoras de rua e mulheres vivendo com HIV.

Para estar apta, a munícipe passa por uma consulta na Unidade de Saúde da Mulher, onde são apresentados e discutidos os diversos métodos contraceptivos disponíveis.

Praia Grande

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande informou que aguarda o envio do implanon por parte do Estado. 

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informou que ainda não foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre o envio de novos lotes de implanons ao Município. O contraceptivo segue disponível na rede municipal por meio de recursos próprios, sendo destinado a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. As solicitações podem ser realizadas em qualquer uma das 21 unidades de saúde.

Cubatão

A Secretaria de Saúde de Cubatão oferece o Implanon por meio de recursos próprios por meio do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher. 

Para obter o insumo, a mulher deve se enquadrar em uma destas condições: adolescentes até 19 anos, 11 meses e 29 dias; multiparas (quatro ou mais gestações), profissional do sexo, paciente em tratamento HIV, tuberculose, saúde mental e em uso de talidomida.

Bertioga

Segundo a Secretaria de Saúde, Bertioga possui o Implante Implanon desde novembro de 2021, quando a Pasta adquiriu o Implante por meio de emenda parlamentar. Hoje, os Implantes são inseridos por todas as unidades de estratégias de saúde da família, Centro Especializado em Saúde da Mulher e Hospital Municipal de Bertioga, conforme protocolo do município.

Mongaguá

Até o momento, o município de Mongaguá ainda não recebeu unidades do implante contraceptivo Implanon. Não há previsão definida sobre a chegada do insumo ou a quantidade que será enviada.

Assim que o dispositivo estiver disponível, as equipes de todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) serão treinadas para sua aplicação.

Itanhaém

A Secretaria de Saúde de Itanhaém informou que, até o momento, ainda não recebeu nenhuma unidade do implante contraceptivo implanon e segue no aguardo de posicionamento do Ministério da Saúde.

Peruíbe

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que atualmente o implante contraceptivo está disponível exclusivamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para pacientes vivendo com HIV, conforme protocolo vigente do Programa de Atenção Nacional (PAN).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.