Ferrofrente pede providências e apuração rigorosa de morte de garoto em linha férrea de Cubatão

Por Santa Portal em 30/12/2021 às 06:01

Reprodução
Reprodução

A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente) está pedindo providências urgentes e uma apuração rigorosa do acidente que vitimou um menino de oito anos no último domingo (26). O garoto foi atingido por um trem na Linha Férrea de Cubatão no Trecho ao lado da Avenida Principal, na Vila Esperança.

A Ferrofrente encaminhou ofícios às Câmaras dos Vereadores das cidades de Cubatão e Guarujá, solicitando a abertura de Audiência Pública para cuidar das questões relacionadas às linhas férreas dos municípios, com o intuito de evitar acidentes, além da Rumo Logística, concessionária do serviço, Agem, Polícias Federal e Civil e Ministério Público Estadual e Federal.

Somente em Cubatão, 13 bairros são margeados por linhas férreas de transporte de cargas. Por ali, passam também perto de oito mil estudantes.

“Esse não é um fato natural ou normal. Os trens de carga continuam cortando os bairros residenciais e colocando as pessoas em risco. Nós vamos continuar denunciando o descaso e falta de orientação das empresas com a população que está sempre em risco. O assunto não pode morrer como aconteceu com essa criança”, disse o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da ONG Ferro Frente.

José Manoel quer saber também como a empresa Rumo está dando assistência à família da vítima. “O que eles fizeram e vão fazer por essa família que está destruída. Os dirigentes da empresa precisam ser responsabilizados de alguma maneira. Isso não pode ser algo corriqueiro. É uma criança de oito anos que teve seu futuro interrompido. Isso é muito grave”, afirmou.

Ele sugere imediatamente a realização de campanhas educativas nas comunidades que são atravessadas por linhas férreas. “Não pode ser simplesmente algo eventual. Tem quer nas nas escolas e em todas as mídias que existem. Além disso, devem colocar placas indicativas dizendo que os trens são submetidos a controle automático. À noite,  as placas devem informar também e ser luminosas ou muito me iluminadas!”, declarou o engenheiro.

Acidente

O menino G.M.O e um amigo voltavam para casa e resolveram subir no trem que estava em baixa velocidade. O trem começou a andar mais rápido e eles ficaram com medo de pular. Um fio telefônico acertou G.M.O, que caiu, foi atropelado e faleceu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.