Em Cubatão, lar de idosos cria armadura para abraço durante a pandemia

Por #Santaportal em 02/09/2020 às 09:49

SEMANA DO ABRAÇO – Um abraço sempre emociona, conforta, chega até a ser medicinal. Em tempos de pandemia, quem é que não espera o dia em que poderá voltar a abraçar um ente querido? Em Cubatão, esse sonho já se transformou em realidade. Desde a última quinta-feira (27), idosos que vivem no Lar Fraterno, localizado no bairro Vila Couto, já podem abraçar amigos e familiares, por meio de uma armadura de plástico, criada pela entidade.

Confeccionada em um plástico grosso e transparente, ela evita a contaminação pela doença. No dispositivo, o visitante encaixa os braços e, sem ter contato físico direto com o idoso, consegue abraçá-lo.

De acordo com a coordenadora do lar, a pedagoga Adriene Pereira da Silva Lomnitzer, o projeto foi proposto pelo presidente licenciado do Lar Fraterno, Edino de Freitas.

“Desde março, a entidade está fechada para preservar esses idosos, e com isso nenhum deles foi infectado pelo vírus. Mas, a saudade da família e amigos estava grande, então foi feita essa ação”, afirma a pedagoga, ressaltando a importância do ato.

“Nós sempre abraçamos. A primeira coisa que fazíamos antes da pandemia era sempre abraçar. E de repente, não podia mais. O abraço é muito importante para a autoestima. Ele é o alimento da alma. Então, abraçamos a ideia, pesquisamos bastante e confeccionamos a cortina do abraço”, explica.

Sem poder abraçar a tia Ideni Correia, há cinco meses, a servidora pública, Ana Carolina Correia Rosa achou fantástica a iniciativa. “A gente está sem visitar fisicamente os idosos desde o início da pandemia. Então, a gente liga, a gente faz videoconferência, mas não é como estar perto, poder dar um abraço nos nossos familiares”, relatou.

A armadura do abraço foi montada na entrada principal do abrigo de idosos, em três tipos: um para a pessoa alta poder abraçar por fora, outro com adaptação para cadeirante e o terceiro para crianças, pensando nos netos que quiserem abraçar seus avós.

A ação começou no dia 27 e se estende até esta quinta-feira (3). Ocorre das 15h às 17h, na Avenida Joaquim Miguel Couto, no bairro Vila Paulista. Não só familiares e amigos dos idosos podem participar, também podem aderir à ‘semana do abraço’ todas as pessoas que se interessarem.

Os idosos ainda produziram uma flor de fuxico como lembrança para quem for abraçá-los.

 

noticia202092512152.jpg

Divulgação/Lar Fraterno

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.