Cubatão realiza mutirão de limpeza e instala 600 metros de ecobarreiras no mangue
Por Santa Portal em 17/03/2024 às 08:00
A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Cooperscar Tortuga’s Ambiental, realizou um mutirão de limpeza do manguezal na região do Jardim Casqueiro neste sábado (16). A ação marcou a instalação de novos equipamentos de ecobarreiras naquela localidade, que agora passa a contar com 600 metros de extensão.
De acordo com a Administração Municipal, o uso destes equipamentos torna mais fácil a remoção de rejeitos leves e flutuantes. A medida amplia a conservação das áreas onde são instalados estes dispositivos, estabelecendo uma maior prevenção ao entupimento da rede de drenagem, além de reduzir substancialmente a poluição dos canais, rios, manguezais.
“Serve também para impedir que o material jogado nestes ambientes atinja diversas espécies ainda no seu berçário ou que contamine o habitat natural delas, sem contar o potencial reciclável dos materiais recolhidos nos mutirões, como garrafas PET e também outros plásticos, que serão encaminhados à cooperativa parceira. O material que não puder ser reciclado será destinado ao aterro sanitário”, explicou Halan Clemente, secretário de Meio Ambiente.
Ainda segundo o titular da Semam, o projeto de proteção aos manguezais faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF), que destinou R$ 593 mil, cuja contrapartida do município é de R$160 mil. E que as áreas de mangues a serem atendidas com o referido dispositivo passam pelas regiões da Vila dos Pescadores, Jardim Casqueiro e Ilha Caraguatá.