Cinco homens são presos em Cubatão por “gatos” de energia em comércios

Por Santa Portal em 31/10/2021 às 07:40

Divulgação/CPFL
Divulgação/CPFL

Uma operação contra fraudes e furtos de energia elétrica resultou na prisão de cinco homens em Cubatão na última semana. A ação foi realizada pela CPFL Piratininga, que busca coibir a prática criminosa que prejudica todos os clientes com a sobrecarga do sistema.

As equipes encontraram irregularidades em estabelecimentos de um centro comercial, no bairro Bolsão 7. A ação aconteceu na última quinta-feira (28), e contou com equipes da distribuidora e da Polícia Civil. Cinco pessoas foram presas em flagrante.

Os técnicos da companhia encontraram os chamados “gatos”, com ramais ilegais, sem medidores de consumo, que levavam a energia clandestinamente para 21 comércios. Os técnicos da CPFL removeram essas ligações irregulares e o Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Civil, realizou perícia no local.

Operação

A CPFL Piratininga e Polícia atuam para inspecionar e identificar irregularidades em unidades consumidoras de todos os bairros das cidades com o objetivo de coibir a prática de fraudes e furtos, que pioram a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.

Apenas no primeiro semestre de 2021, com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a distribuidora realizou ações de combate a fraudes e regularizou 12.704 gatos de energia em todas as cidades da sua área de concessão.

Fraude e furto de energia é crime. As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades.

Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site, e pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.