Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos na região nesta segunda; VÍDEO
Por Santa Portal em 24/11/2025 às 20:00
A forte chuva que atingiu a Baixada Santista desde a madrugada desta segunda-feira (24) gerou alagamentos, quedas de árvores, pontos de interdição e monitoramento reforçado por parte das prefeituras. Em alguns municípios, o volume de precipitação superou a média esperada para o período. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho para tempestades até as 8 horas desta terça-feira (25).
Peruíbe, que registrou o maior acumulado da região, com 220 milímetros nas últimas 24 horas, a Defesa Civil registrou pontos de alagamento e a queda de duas árvores, que já foram removidas. Na Serra sentido Guaraú ocorreram dois movimentos de massa, o que causou a interrupção parcial do tráfego. A estrada que liga o município à Barra do Una também ficou intransitável em trechos alagados. Não há desabrigados, e as equipes seguem em estado de atenção.
Bertioga registrou o segundo maior acumulado, com 133,68 mm de chuva em 24 horas. No entanto, segundo a Prefeitura, não houve acionamentos da Defesa Civil.
Em Santos, entre 0h e 15h, choveu 33,8 mm. De acordo com a Prefeitura, os morros permanecem em estado de observação, sem registros de deslizamentos ou outras ocorrências. A cidade registrou apenas a queda de um galho na Avenida Afonso Pena, próximo à Praça Palmares, já removido por equipes de paisagismo da administração.
Por conta de alagamentos, o trânsito exigiu intervenções em dois pontos. Agentes desviaram veículos leves na Avenida Nossa Senhora de Fátima, próximo ao Viaduto Paulo Gomes Barbosa e à Rua Julia Ferreira de Carvalho. Na Avenida Martins Fontes, sentido bairro, o alagamento deixou apenas uma faixa liberada, provocando lentidão.
Em São Vicente, foram contabilizados 43,8 mm de precipitação até as 15h20. A Rua Mascarenhas de Moraes ficou intransitável em trecho próximo à Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Outras vias tiveram acúmulo de água, com liberação parcial ou restrita a veículos maiores.
Mongaguá acumulou 74,88 mm de chuva nas últimas 24 horas e registrou alagamentos em diversos bairros, especialmente em vias próximas a valas e canais que transbordaram no pico da chuva, cerca de 60 mm em 12 horas. Houve ainda extravasamento de poços de visita da Sabesp, que lançaram esgoto nas ruas e, posteriormente, ao mar.
Itanhaém não registrou ocorrências e acumulou 35,85 mm de chuva nas últimas 24 horas. Praia Grande também não teve situações graves até o fim da tarde, com 23 mm registrados no período.
O Santa Portal entrou em contato com as demais prefeituras, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Chuva forte provoca alagamentos e deslizamentos na Baixada Santista nesta segunda
— #Santaportal (@Santaportal1) November 24, 2025
Reprodução pic.twitter.com/hf7b2Op5ki