Bando é preso acusado de furtar cargas de trem com micro-ônibus
Por Santa Portal em 01/02/2023 às 11:00
Quatro homens e um adolescente, de 14 anos, foram detidos sob a acusação de saquearam cargas de vagões de um trem da empresa Rumo, em Cubatão, no final da tarde de segunda-feira (30), e utilizaram um micro-ônibus para transportá-las. Os maiores de idade foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e corrupção de menor, sendo recolhidos à cadeia.
Policiais rodoviários abordaram o grupo no acesso à Rodovia Cônego Domênico Rangoni situado no km 266+500 metros, no Distrito Industrial. Os acusados ocupavam um micro-ônibus Mercedes-Benz branco, modelo 310D Sprinterm, que era dirigido por José Almir Alves de Sousa, de 64 anos.
Proprietário do veículo, José Almir tinha como passageiros o adolescente e Pablo Dias Alexandre, de 25 anos, Adrian Carlos Gomes da Silva Freire, de 21, e Gabriel André Medeiros Amadeu, também de 21. Dentro do micro-ônibus havia 34 sacos contendo soja e nove com açúcar, cada um pesando em média 60 quilos.
Segundo os policiais, os acusados disseram que “recolheram” os produtos na linha férrea, sem especificar o local exato, com a intenção de vendê-los em Cubatão. O açúcar e a soja foram avaliados, respectivamente, em R$1.620,00 e R$ 6.120,00, sendo restituídos à empresa de logística.
Interrogado pelo delegado Fábio Guerra, na Delegacia de Cubatão, José Almir disse que Pablo o “contratou” para fazer um “carreto”. Com versões divergentes entre si, Pablo, Adrian e Gabriel admitiram que “recolheram” os produtos na linha férrea. O adolescente contou que “empinava pipa” e ajudou os adultos em troca de uma “carona”. Após ser ouvido, o garoto foi entregue à avó.
Sabotagem
Um representante da Rumo foi acionado e reconheceu o açúcar e a soja como cargas que eram transportadas pela concessionária. Ele disse que o furto aconteceu quando o trem parou na comunidade da Vila Esperança, em Cubatão. A parada ocorreu em razão de “sabotagem”, consistente no corte da mangueira de ar do encanamento geral da composição.
O funcionário da concessionária declarou que têm sido frequentes os furtos e roubos de produtos transportados pelas composições da Rumo. As cargas mais visadas são milho, soja e açúcar, mas também há casos de subtração de óleo diesel dos tanques das locomotivas. Em Cubatão, a maior incidência desses crimes ocorre no trecho entre a Vila Natal e o Vale Verde. (EF)