Projeto abre vagas para capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho para jovens
Por Santa Portal em 25/04/2024 às 16:00
Com objetivo de ampliar o acesso à capacitação profissional e estimular empreendedorismo entre os jovens, o projeto “Empoderatech – Incluir, empregar e empreender”, estará em Santos no sábado (27), das 13h às 16h, na sede da instituição ABC Contêiner – Alemoa (Travessa Vila Nova, 31 – Fundos – Chico de Paula). O projeto oferece 500 vagas para capacitação. Dentre esse total, serão encaminhadas, inicialmente, 180 pessoas para empresas parceiras.
O público alvo do projeto são jovens de 16 a 29 anos, moradores da Alemoa e que sejam de família com renda per capita abaixo de R$ 637.
O secretário municipal de meio ambiente, Marcus Fernandes, define o projeto como uma oportunidade de os jovens se inserirem no mercado de trabalho. “Trata-se de um projeto importante, voltado para os jovens da região da Alemoa, que, com o viés ambiental, resultarão em melhor qualidade de vida para aqueles que participarem”, disse.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Conhecimento para Todos (IK4T), com apoio da Suzano S/A e da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM).
Programação
13h – Início do cadastramento para a capacitação – Planejado para ocorrer até o final do evento;
13h30 às 15h – Produção de currículo criativo – É preciso levar carteira de trabalho, RG ou CPF. Atividades paralelas – A ideia é entreter as crianças oferecendo conhecimento, enquanto ocorrem o cadastramento e a montagem de currículo pelos responsáveis.
13h30 às 15h – Oficina “Acelera e ganhe” (07 a 12 anos) – Montagem de carrinho com material sustentável;
15h às 15h20 – Apresentação com o Grupo de Capoeira Angicos; 15h às 16h – Jogo de tabuleiro “Quais são os meus direitos?” (acima de 14 anos) – Aborda a temática do mercado de trabalho.
O projeto
O Empoderatech é realizado desde 2020, em diferentes regiões do Brasil e com público diversificado. Surgiu da necessidade de preparar pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho do século XXI, promovendo habilidades digitais, comunicação e empreendedorismo para mudar futuros.