Bertioga fecha janeiro com mais de 2 mil criadouros do Aedes aegypti eliminados

Por Santa Portal em 07/02/2025 às 06:00

Divulgação/PMB
Divulgação/PMB

As equipes de saúde de Bertioga seguem reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Em janeiro deste ano, mais de 2 mil criadouros do mosquito foram eliminados durante as atividades realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

As principais ações são promovidas com visitas domiciliares feitas pelos ACEs e ACSs. Durante essas visitas, os focos do mosquito são identificados e eliminados com o uso de técnicas mecânicas e alternativas que impedem a proliferação do Aedes aegypti, como a nebulização costal. Para áreas de difícil acesso, a prefeitura conta com o auxílio de drones agrícolas para a aplicação do larvicida.

A prefeitura também iniciou uma força-tarefa para intensificar a eliminação de criadouros do mosquito com o auxílio do Cata-Treco, serviço gratuito de retirada de materiais inservíveis. O cronograma de ações, que já está em andamento, prevê atividades em todos os bairros da cidade. Durante a ação, os ACEs também estão nas ruas realizando bloqueio, eliminação de focos e orientação à população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. A ação é em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos.

Cuidados caseiros

A população pode contribuir com cuidados caseiros, como verificar se caixas d’água e lixeiras estão bem tampadas, remover pratos sob vasos de plantas, limpar calhas, bandejas de ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira, tratar a água da piscina, lavar e trocar diariamente a água dos recipientes de animais de estimação e evitar o acúmulo de lixo e recipientes que possam reter água. Essas ações devem ser realizadas pelos moradores ao menos uma vez por semana.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.