Webinar da ACS apresenta conselho que vai ajudar Santos a planejar os próximos anos
Por #Santaportal em 13/07/2020 às 22:02
SANTOS – A Associação Comercial de Santos (ACS) e a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob) promoveram nesta segunda-feira (13) o webinar “Construindo o Futuro de Santos, hoje”. A palestra de apresentação do projeto aconteceu pelo Sistema Microsoft Teams.
O objetivo da palestra foi explicar para empresários e lideranças de diferentes setores de atuação como funcionará o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condesan). Criado em dezembro do ano passado na ACS, o Conselho visa planejar os próximos anos do município para ajudar nos investimentos de infraestrutura, desenvolvimento econômico e geração de emprego.
Na semana passada, a Associação contratou a assessoria do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, e da executiva Márcia Santin, para efetivar a implantação do Condesan. Tal projeto transformou a cidade do interior do Paraná e virou um case de sucesso no Brasil. Vários municípios do país estão desenvolvendo esse tipo de iniciativa.
?Quem não se reinventar pós-pandemia Covid-19 ficará para trás. Esse momento, onde novas tecnologias foram implantadas, serve de reflexão e evolução. Sempre temos que pensar à frente para colher frutos no futuro?, disse Barros, que inicialmente, participou como conselheiro da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e, posteriormente, como prefeito, teve ação direta na consolidação do projeto.
Para o ex-prefeito de Maringá, seria fundamental para o desenvolvimento de Santos que os candidatos nas próximas eleições se comprometessem com as ideias que serão construídas através do projeto. ?Em Santos vai acontecer o que vai acontecer em muitas cidades do Brasil: vão exigir que façam promessas que não podem cumprir. O que deveria ser prometido talvez não seja feito, porque não tem apelo e atrativo eleitoral. Vamos elaborar uma agenda com compromissos importantes para a Cidade, mas é importante que a sociedade acompanhe a transladação desses compromissos com o orçamento?, ponderou.
Silvio Barros lembrou que, em Maringá, esse pacto entre a sociedade civil organizada e o poder público levou o município paranaense a ser considerado o melhor do Brasil para se viver. ?Queremos que aconteça em Santos o que aconteceu em Maringá. A nossa proposta é para a construção e a transformação da Santos que vocês gostariam que existisse daqui para frente. Estou convencido que esse processo de engajamento só pode acontecer do município para cima, o Brasil só vai mudar se a transformação começar nos municípios. É isso que estamos propondo para vocês?, completou.
Para o presidente da ACS, Mauro Sammarco, a criação do conselho é muito importante para o desenvolvimento da região. ?O conselho é um colegiado formado por representantes da sociedade civil, visando o desenvolvimento contínuo, organizado e sustentável da nossa cidade. Ele é fundamental para a modernização e a promoção do crescimento econômico e social que Santos tem potencial para alcançar?.
Além disso, o presidente explicou que o webinar é uma etapa de conhecimento e sensibilização da importância da criação do Conselho. “Essa é uma ótima oportunidade para acompanharmos os excelentes resultados do Conselho do município de Maringá, e para engajar a nossa sociedade para o início dos trabalhos do modelo ideal para Santos”.
Sammarco ainda lembrou que o momento exige planejamento para o pós- pandemia; ?Devido à proximidade das eleições municipais, o Condesan deverá buscar inicialmente a desburocratização do sistema público. A revitalização do Centro de Santos deverá também integrar a pauta das discussões iniciais de planejamento urbano”, ressaltou.
Implantação do Condesan
O presidente da Assecob/Sinduscon-SP, Ricardo Beschizza, foi um dos incentivadores da implantação do conselho. De acordo com ele, a ideia de trazer o projeto para Santos surgiu durante a realização do FICON (Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região), realizado em 2018, a partir de uma sugestão do presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins. ?A partir daí, a Associação Comercial de Santos, a Assecob (Associação dos Empresários da Construção Civil), o SindusCon-SP e o Secovi-SP se uniram para trazer o projeto à cidade, mais especificamente à sede ACS?.
Segundo um dos coordenadores do Conselho, André Canoilas, alguns temas devem ser tratados como prioritários. Entre eles estão qualidade de vida, vocação econômica, educação e turismo. ?Santos nunca esteve tão preparada para enfrentar um novo ciclo econômico. Temos as obras da entrada da Cidade, a reformulação da Ponta da Praia e a criação de um novo Centro de Convenções. Temos que atrair novos investimentos, principalmente, na área de Porto. Temos um DNA enorme para a área logística e isso deve ser explorado?.