Viaturas da GCM de Santos contam com desfibriladores para emergências

Por Marcela Ferreira em 21/01/2022 às 06:30

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos passa a contar com seis viaturas equipadas com desfibriladores para atender emergências. Os veículos fazem patrulhamento nas áreas dos Morros, Zona Noroeste, Orla, Centro Histórico e Área Continental. Além desses, há ainda dois equipamentos reserva.

Trinta guardas foram treinados por profissionais do Samu para operar o aparelho, que pode ser usado quando alguém sofre uma parada cardíaca ou tem um mal súbito, por exemplo. Dessa forma, o atendimento ocorrerá de forma rápida. 

Para preparar a corporação, nesta quinta-feira (20), uma simulação de atendimento foi realizada no jardim da orla, próximo ao canal 2. 

“Os guardas fizeram curso de capacitação para atuar com o desfibrilador. Então, em situações de emergência, teremos a opção de realizar a massagem cardíaca e do uso do desfibrilador até a chegada do primeiro socorrista. Isso vai ajudar muito. São alguns minutos de atendimento até a chegada do Samu ou dos Bombeiros, mas que salvam vidas”, diz o subcomandante Marcelo dos Santos Silva. 

Segundo ele, o foco está na prevenção. “Na área da praia, com esse calor excessivo, por exemplo, há uma propensão a mal súbito. Antes do desfibrilador, já atendemos algumas ocorrências e foi necessária a massagem cardíaca”.

O subcomandante informa ainda que será possível realizar atendimentos durante 24 horas. “O equipamento passa a fazer parte da viatura, então a possibilidade é de atendimento dia e noite. A equipe está treinada e, em uma emergência, a todo segundo o profissional tem a possibilidade, com a aparelhagem, de evitar sequelas e até salvar uma vida. Porque a gente sabe que, em três minutos, com problema de oxigenação, nosso cérebro começa a apresentar danos”.

A população também poderá pedir atendimento em situações emergenciais, explica o subcomandante. A solicitação pode ser feita ligando para o 153 ou mesmo pelo 190. “Quando alguém se deparar com uma situação de emergência, pode solicitar pelos dois números, porque, através do CCO (Centro de Controle Operacional), a viatura mais próxima será acionada para fazer o pré-atendimento até a unidade de socorro chegar. Uma outra viatura da Guarda ou mesmo da Polícia Militar também poderá acionar o atendimento”, acrescenta o subcomandante.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.