Vereadora de Guarujá propõe 'Semana Brenda Bulhões' após discurso polêmico sobre violência doméstica

Por Santa Portal em 13/12/2024 às 10:00

Reprodução
Reprodução

Após protagonizar um discurso polêmico sobre violência doméstica, em 3 de novembro, a vereadora Sirana Bosonkian (PDT) apresentou, na última terça-feira (10), um projeto de lei que institui a ‘Semana Brenda Bulhões de Combate ao Feminicídio’. A proposta, inspirada no assassinato da cabeleireira Brenda Gabriela da Silva Bulhões, de 26 anos, busca reforçar ações de conscientização e prevenção à violência contra as mulheres no município. O ex-namorado da vítima é o principal suspeito do crime.

No discurso que gerou repercussão, Sirana afirmou que tanto os agressores quanto as vítimas de violência doméstica seriam “doentes”. A parlamentar questionou. “Quem é pior, o mais doente? Ele que bate ou ela que aceita a agressão, não faz nada. Quem seria o pior? Ela que não sai de casa e não denuncia”. (Veja no vídeo abaixo).

No entanto, Sirana reconheceu o impacto de suas palavras e se desculpou por meio de nota oficial. “Errei ao não expressar isso de forma clara. Minha intenção nunca foi culpar as mulheres, mas sim demonstrar a urgência de combater essa violência inaceitável”, afirmou.

Em resposta ao ocorrido, a vereadora apresentou o projeto de lei que visa incluir a ‘Semana Brenda Bulhões’ no calendário oficial do município. O evento, a ser realizado anualmente a partir de 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, prevê atividades como palestras, oficinas, rodas de conversa e parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Sirana destacou que o projeto busca transformar o luto em mobilização. “A tragédia ocorrida com Brenda Bulhões, vítima de feminicídio em 29 de novembro, marcou esse dia para que seja reforçada essa luta contra o feminicídio. A ‘Semana Brenda Bulhões’ não só presta uma homenagem à sua memória, mas também busca mobilizar a sociedade para prevenir a violência contra a mulher, oferecendo informação, apoio e sensibilização sobre o assunto”, escreveu na justificativa do PL nº 122/2024, que ainda será analisado pelo plenário.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.